Reunião dos Pré-Candidatos do PCdoB-Rio tem presença do Prefeito

 Neste sábado, 26 de maio, o PCdoB Carioca realizou a reunião para discutir o processo eleitoral que se desenvolverá nos próximos meses.

PCdoB Rio

A reunião contou com a presença dos pré-candidatos do PCdoB Rio e do prefeito Eduardo Paes, teve o objetivo de organizar o partido para as eleições municipais desse ano.

Iniciou-se no debate jurídico com o Dr. Alvarenga, advogado do partido, e teve a participação da presidenta do Comitê Estadual do PCdoB Ana Rocha, além do vice-presidente do partido estadual, João Batista Lemos; a presidenta do Comitê Municipal do PCdoB, Sônia Latgé; do vereador da cidade do Rio de Janeiro, Roberto Monteiro; de Romário Galvão, Secretário de Esportes da Prefeitura do Rio; além de outros dirigentes partidários. Também foi discutida a convenção eleitoral que será realizada no dia 24 de junho. O camarada José Roberto leu a carta elaborada pelo comitê municipal que esta em anexo

O prefeito Eduardo Paes conversou com os pré-candidatos e salientou a importância do apoio na Câmara dos Vereadores para que o governo seja bem sucedido: “Ninguém governa se não tivermos gente na câmara que tenha compromisso com esse projeto de poder, ninguém consegue fazer nada se não tivermos condições de implementar essas políticas com gente na câmara apoiando nosso governo”, afirmou o prefeito.


Confira a Carta elaborada pelo partido:

Prezado Sr. Prefeito Eduardo Paes,

Tal como proposto em nosso primeiro encontro estamos aqui com os pré-candidatos e candidatas do PCdoB. Infelizmente, por conta da mudança da data, não podemos contar com nossas deputadas que estão fora do Rio, mas estamos aqui com nossos dirigentes estaduais e a camarada Ana Rocha.

Passados 4 anos, o PCdoB do Rio avalia que estava correto quando, no segundo turno de 2008, fez a opção por apoiá-lo. De fato, o PMDB do Rio, naquele momento já havia se aproximado do Governo Lula da Silva, agregando inestimável valor ao que sempre foi o nosso campo democrático-popular possibilitando assim que derrotássemos as forças conservadoras que há décadas dominavam nossa cidade e o país.

Foi essa vigorosa aliança que permitiu que se inaugurasse em nosso Estado e principalmente na cidade do Rio de Janeiro o mesmo eficaz processo transformador da Sociedade Brasileira que nós, comunistas, denominamos como Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, etapa necessária ao rumo estratégico de nossa política, o socialismo, que terá a cara e será fruto do trabalho e da luta da gente brasileira. Com a criatividade e capacidade de realização dos cariocas, é claro!

Dar continuidade a essa produtiva aliança significa garantir que o processo de desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro e sua transformação num espaço privilegiado da mais plena cidadania do povo carioca!

Apoiá-lo e eleger uma bancada forte é, portanto, a decisão política mais coerente com nossa visão estratégica de futuro e conjuntural. Ainda mais agora que seu partido, o PMDB, de históricos serviços prestados ao nosso país e de presença real em cada canto do território nacional, libertou-se das amarras de um comando neoliberal e somou-se a esse projeto de um país soberano; interlocutor autônomo do conjunto das nações; protagonista de primeiro time de uma aliança política solidária dos países em desenvolvimento.

O Rio de Janeiro, Prefeito Eduardo Paes é sem dúvida uma das poucas cidades do mundo onde essa nova fase do Brasil mais se afirma. As possibilidades de acerto dos atores econômicos e sociais e as chances de maximização das potencialidades desse município e de seus habitantes desafiam os entes políticos que se apresentam para governá-la a dar mais e mais de seu talento e capacidade.

O PCdoB defende que é preciso governar o Rio, não só para seu crescimento econômico, mas principalmente para o bem estar do conjunto de seus habitantes em sua mais completa diversidade: de classe (categoria que dirige nossa inserção política), gênero, raça/etnia, diversidade de pensamento e demais manifestações de nossa própria humanidade, sempre com o foco na sustentabilidade ambiental. Acreditamos que sua reeleição corresponde a essa nossa ambição e, neste segundo mandato, ao desafio de eliminar todas as segregações geopolíticas e administrativas que, nos governos que o antecederam, transformaram o Rio de Janeiro numa “cidade partida”.

Fazemos uma avaliação positiva de seu mandato e pretendemos ajudar a reelegê-lo já no primeiro turno! Consideramos que V. Sra. tem honrado os votos que os comunistas e seus eleitores lhe deram e, inclusive, vem reconquistando parte de um eleitorado que na eleição anterior, incensado pela mídia, foi seduzido pela tese de que era possível governar o Rio sem alianças ou qualquer tipo de parceria dos setores do empresariado e classes produtoras, sem apoio dos governos federal e estadual.

Nesta visão conservadora da política o povo não teria protagonismo, cabendo-lhe apenas submeter-se a vontade autocentrada dos falsamente chamados “formadores de opinião”, os donos da Zona Sul da cidade, desinteressados do Saber e da dívida que esta cidade tem com o nosso subúrbio e demais regiões da cidade que forjam a verdadeira identidade carioca!

A exemplo daquele segundo turno de 2008, quando o PCdoB e, em particular nossa camarada Jandira Feghali – figura pública de maior expressão de nosso partido- realizou uma contundente manifestação pública na defesa de sua eleição, vamos novamente à luta nesse processo eleitoral de 2012, com toda combatividade de nossa militância e com a mais forte nominata de chapa própria a vereadores e vereadoras.
Faremos como sempre fazem os comunistas do PCdoB, Prefeito: conhecido nosso objetivo estratégico, definido o norte conjuntural, seguiremos até a sua vitória e de nossos futuros candidatos.

Consideramos que até hoje, nos espaços institucionais que ocupamos quer no legislativo quanto no executivo, nossos quadros têm cumprido bem nosso compromisso de dar o melhor de si e de suas equipes para bem servir ao povo do Rio de Janeiro, através de seu governo.
Como a grande maioria dos homens e mulheres dessa cidade, estamos motivados e temos razão objetivas para isso. Estamos vendo as coisas acontecerem, e, embora ainda haja muito a fazer, queremos destacar apenas alguns aspectos que foram levantadas por nossa militância no debate coletivo preparatório desse encontro:

A escolha de nossa cidade para sediar megaeventos até 2016 está colocada como uma oportunidade para produção deum legado definitivo na área da mobilidade urbana, transportes e da criação de equipamentos esportivos e de lazer para uso de toda nossa população!

A expansão, nesses 4 anos, da atenção básica à saúde, através das Clínicas de Família, que cresceram de 3,5% para cerca de 30%, atendendo hoje mais de 2 milhões de pessoas, nos permite afirmar que é possível ter como meta a conquista da universalização da saúde pública com qualidade em toda nossa cidade!

As simples, mas cuidadosas, intervenções urbanas tais como a recuperação das praças, instalação de espaços culturais e de vivência em inúmeros bairros da cidade, fizeram que esses locais, antes vistos como “fantasmas”, voltas sem a pulsar, permitindo a revitalização de pequenos negócios e comércios familiares e a retomada da vida social de vizinhanças antes apavoradas e conquistassem para seus moradores ambientes renovados de segurança e companheirismo.

Esses exemplos, entre tantos outros, nos permitem dizer que seu governo tem sabido empreender e responder com uma gestão eficaz e zelosa do decoro que seu posto exige, os anseios do povo carioca e é capaz de responder .

Seu governo tem sabido inclusive lidar com seriedade ao desejado, porém perigoso, ambiente de negócios que nosso município está experimentando. Avaliamos que seu olhar sobre os investimentos em curso tem mantido o foco no interesse público e está atento às demandas e necessidades populares por uma cidadania plena, o que representa igualdade e equidade de oportunidades.

Senhor Prefeito, nós do PCdoB acreditamos que a população do Rio de Janeiro está entusiasmada com as grandes transformações por que passa nossa cidade e vai reelegê-lo assim como lhe dará uma forte bancada de sua base aliada. Isto porque, depois de tantos anos de embates contra o governo federal e de 16 anos de gestão municipal voltada para a elite; os homens e mulheres cariocas não vão aceitar a volta de uma política estreita, pautada na crítica política estéril, na negação de todo e qualquer avanço, na ausência de qualquer ação mais consequente para a população.

Hoje a cidade respira os bons ares da integração nacional e quer aproveitar de todos os investimentos disponíveis para se desenvolver, cuidando para agregar a isso, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

De nossa parte, Sr. Prefeito, queremos mais e melhor! Mas, para isso, defendemos que os comunistas podem cumprir papel renovado e, como já dissemos anteriormente, perseguiremos a meta de eleger uma bancada de 3 vereadores. Não somos triunfalistas, mas confiamos muito no talento e trabalho de nossos candidatos e candidatas que tem chances reais para atingir cumprir essa diretriz junto a nossa corajosa militância.

Nossa meta é eleger uma bancada forte e plural para ajudá-lo. Respeitadas as diferenças programáticas dos partidos de sua base, queremos dialogar com seu governo sempre de forma a dar o melhor para nossa cidade.

Este é o nosso partido de 90 anos, Sr. Prefeito. O PCdoB sabe ser correto, leal nas batalhas , franco na expressão das divergências e na busca das soluções. Acreditamos que política se faz COM LUTAS e ATRAVÈS DE ACORDOS. Honramos nossa palavra e os compromissos assumidos sempre! E esperamos igual tratamento de nossos aliados.

Felizmente para tod@s nós, a democracia pela qual lutamos pôde nos livrar das prisões, da morte e da tortura e nos trouxe a possibilidade do livre exercício do pensar e agir que estamos vivendo neste momento. Isso nos permite hoje fazer política com civilidade e alegria. E é com esse espírito que nos somarmos a este projeto eleitoral que unifica nossa gente e será capaz de transformar o Rio de Janeiro numa cidade mais desenvolvida, humana e sustentável. Vamos em frente, até a vitória.