João Ananias participa de painel sobre Crack no Congresso da UJS
O crack é um problema de saúde pública. Em 98% dos municípios brasileiros já há registro de uso da droga e os danos à saúde física e psíquica dos usuários são devastadores. Foi o que disse o deputado federal João Ananias (PCdoB) para os jovens que participam do 12º Congresso Estadual da União da Juventude Socialista (UJS), realizado no último final de semana na Universidade Estadual do Ceará (UECE). O parlamentar participou, neste sábado (26), do Painel “Crack, é possível vencer”.
Publicado 28/05/2012 09:47 | Editado 04/03/2020 16:29
João Ananias falou sobre a rapidez com que o crack faz efeito no organismo dos usuários e das complicações graves causadas pela droga como depressão, alucinações, desmaios, convulsões. “Dezoito por cento dos usuários de crack morrem em cinco anos”, ressaltou. Ele observou que é preciso investir na prevenção primária e no tratamento médico. “É preciso avançar mais nas políticas públicas de combate às drogas”.
Ele acrescentou ainda que o álcool, embora seja considerada uma droga lícita, também é prejudicial á saúde, está associada aos acidentes de trânsito, violência doméstica. João Ananias falou também sobre o Projeto de Lei de sua autoria que restringe a participação de atletas em propaganda de bebidas alcoólicas.
Erivelton Teixeira (Del Lagamar), da Central Única das Favelas, também foi um dos expositores do painel sobre crack. Educador social, Del abordou a vivência da rua, destacando que a droga atinge pessoas de todas as faixas etárias, inclusive, da terceira idade. Ele ressaltou que a maior dificuldade é trabalhar na organização da vida dos jovens. “Para cuidar dos filhos drogados, os pais têm de se cuidar”. O congresso reuniu jovens socialistas da Capital e do interior do Estado.
Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)