Eleições: 82 municípios brasileiros podem ter 2º turno
O número de municípios brasileiros que podem ter segundo turno nas eleições de outubro aumentou para 82, cinco a mais que no último pleito municipal de 2008, quando 77 cidades com mais de 200 mil eleitores puderam ir às urnas novamente.
Publicado 28/05/2012 10:56
Esse número, porém, poderá crescer. Segundo os últimos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), levantados até abril, contabilizando os 5.564 municípios do país, mais dois municípios devem se unir à lista até julho, quando o órgão divulga o balanço oficial.
Limeira (SP), segundo 66ª Zona Eleitoral, confirmou que 201.677 cidadãos poderão votar em outubro. Em Governador Valadares (MG), a 118ª Zona informou que o município, atualmente com 197.789, também deve superar a marca. Somando as duas localidades, o número total passaria a 84.
A Constituição Federal ordena que o segundo turno ocorra em municípios com mais de 200 mil eleitores e quando nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos (50% mais 1) no primeiro. Nesta edição, mais cinco municípios estão aptos a ampliar o processo eleitoral, se necessário, até 28 de outubro – Barueri (SP), Cascavel (PR), Itaquaquecetuba (SP), Taubaté (SP) e Vitória da Conquista (BA). Em duas capitais, Boa Vista (RR) e Palmas (TO), o vencedor será escolhido logo na primeira etapa, a exemplo de 2008.
São Paulo, com mais de 30,8 milhões de títulos registrados, 22,3% do eleitorado nacional, é o Estado com mais municípios onde pode haver o segundo turno, 25 ao todo. Logo depois, vêm o Rio de Janeiro, com dez, e Minas Gerais, com sete. Em alguns Estados, apenas as capitais têm chances de prolongar a disputa: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Natal (RN), Porto Velho (RO), Teresina (PI) e Aracaju (SE).
Perto dos 200 mil
Levando em consideração apenas os municípios com mais de 190 mil eleitores, pelo menos quatro estão perto de atingir o número base. Entre eles, estão Santarém (PA), 193.021, Santa Maria (RS), 195.640, Suzano (SP), 192,5 mil, e Paulista (PE), 195.264. No entanto, as zonas eleitorais responsáveis pelas cidades confirmaram que não há expectativas de alcançá-lo nas eleições 2012.
Brasília
Diferente de todos os municípios brasileiros, a capital federal, que conta atualmente com 1.851.626 eleitores (1,3%), não elege representantes para a Câmara Municipal ou Prefeitura. O cidadão de Brasília, ou nas cidades-satélite, somente exerce o direito ao voto em eleições para presidente, governador, senador e deputados. Ao eleger um governador, a população elege também seu prefeito. O próprio dirige a capital e indica representantes para as macrorregiões do Distrito Federal. Além disso, cada macrorregião é dividida em microrregiões, que também possuem representantes indicados.
Fonte: Terra