República Dominicana: Candidato diz que eleições foram fraudadas

O candidato do Partido Revolucionário Dominicano (PRD), Hipólito Mejías, emitirá nesta terça-feira (22) sua posição sobre os resultados das eleições presidenciais na República Dominicana, depois de perdê-las e assegurar que houveram irregularidades.

Tal anúncio foi feito por Andrés Matos, encarregado de comunicações dessa organização.

Leia também:

República Dominicana terá governo de continuidade
 

Mejías, que ficou em segundo lugar nas eleições de domingo (20), disse que estava em processo de verificação dos dados das atas para poder comparar com os da Junta Central Eleitoral (JCE).

Na noite da segunda-feira (21), o representante do PRD assegurou que existem diferenças entre as atas que ele possui e as da JCE e fez um chamado aos dirigentes de seu partido a não se desesperar. Ele anunciou que falaria nesta terça-feira (22) ao país para fixar sua posição.

As cifras finais dadas na segunda-feira (21) pela JCE outorgam ao ganhador Partdio da Libertação Dominicana (PLD) 51,21% dos votos e 46,95% ao PRD. Mejía considerou que o país não pode se sentir orgulhoso, nem sua democracia, com o que aconteceu na nação, se referindo às supostas irregularidades executadas pelo PLD contra seu partido.

A apuração realizada pela organização da sociedade civil Participação Cidadã (PC), que teve mais de três mil observadores nas eleições, coincidem com as anunciadas pela JCE, com uma mínima diferença de um centésimo de ponto.

Francisco Alvarez, coordenador geral do PC, reconheceu Danilo Medina do PLD como ganhador das eleições.

Fonte: Prensa Latina