Maria do Rosário destaca coragem de Xuxa ao revelar estupro
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, elogiou nesta segunda-feira (21) o depoimento dado pela apresentadora Xuxa Meneghel em que ela revela ter sido vítima de abuso sexual até os 13 anos de idade.
Publicado 22/05/2012 10:00
Em nota enviada ao G1 pela assessoria de imprensa da pasta, Maria do Rosário disse que a revelação foi uma "atitude de coragem" da apresentadora e que "representa importante apoio às pessoas que sofreram violência na infância".
Na entrevista, veiculada neste domingo (20), Xuxa contou que, na época, não teve coragem de revelar os fatos à mãe. "Eu tinha vergonha, me calava, me sentia mal, me sentia suja, me sentia errada." O assunto ganhou a atenção sobretudo dos usuários do Twitter. Em 24 horas, 29 mil twittadas foram escritas sobre o assunto – mais de 20 por segundo.
A ministra ainda afirmou que o caso chama a atenção para a importância da Lei Joanna Maranhão, sancionada na semana passada, que estende a prescrição de crimes sexuais contra crianças. Com a lei, a contagem de tempo para a prescrição (perda do direito de ação) só vai começar na data em que a vítima fizer 18 anos, caso o Ministério Público não tenha antes aberto ação penal contra o agressor. Até então, a prescrição era calculada a partir da prática do crime.
Na nota, a ministra também destacou que Xuxa é uma das principais parceiras na divulgação do serviço de utilidade pública Disque Direitos Humanos – Disque 100, em que vítimas ou testemunhas podem denunciar de forma anônima e gratuita.
Mais cedo, em entrevista ao jornal Zero Hora, Rosário afirmou que a revelação faz um "alerta" sobre a realidade de que muitas pessoas que sofreram abusos não têm coragem de falar. Acrescentou que a entrevista também "chama a atenção" para o fato de que crimes do tipo ocorrem frequentemente dentro da própria família. Por último, ressaltou a importância de que a criança tenha certeza de que os adultos acreditem nela.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também comentou nesta segunda (21) a revelação da apresentadora. Ele afirmou que "infelizmente" o país tem "um quadro ainda a ser revertido". Ele disse que tem trabalhado em "diálogo" com a SDH e com os estados para combater esse tipo de crime.
Segundo Xuxa, os abusos ocorreram "várias vezes" e seu pais não foram avisados por receio."Tinha medo de falar para o meu pai e meu pai achar que era eu que estava fazendo isso, porque uma vez foi com o melhor amigo dele, o cara que queria ser meu padrinho. Eu não podia falar com a minha mãe, porque uma das vezes foi com o cara que ia casar com a minha avó, mãe dela. Então a errada era eu? Eu não sabia o que era."
Fonte: G1