Bigardi debate políticas públicas para a juventude em Jundiaí

O deputado estadual Pedro Bigardi participou no domingo (20) do 2º Congresso da União da Juventude Socialista de Jundiaí. O parlamentar recebeu o convite da UJS para integrar as discussões em função de sua forte relação com o movimento estudantil na Assembleia Legislativa.

Bigardi UJS

Os debates abordaram o papel da juventude na construção de políticas públicas para a cidade. Também foram abordados os investimentos públicos na educação e falta de espaço de lazer na cidade.

Durante sua intervenção, Pedro Bigardi falou da importância da mobilização da juventude em Jundiaí. “Vocês jovens tem grande capacidade de atuação e podem mudar esse quadro na região. Algumas bandeiras de luta podem ganhar mais força com a participação de vocês, como é o caso da universidade pública, essencial para o desenvolvimento da região”.

O deputado estadual apresentou, recentemente, uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da Assembleia Legislativa para garantir dotação orçamentária para a instalação de uma universidade gratuita na cidade.

Para Rafael Purgato, ex-presidente da UJS-Jundiaí, afirmou que a região precisa produzir conhecimento. “Precisamos de uma universidade pública para formar jovens capazes de contribuir com desenvolvimento da região”.

Outro ponto abordado por Purgato foi a falta de espaço de lazer para a juventude. “Não há opções de lazer para a juventude da cidade, está acontecendo a Virada Cultural na cidade, mas com pouca participação do jovem, pois o poder público não ‘enxerga’ essa juventude que vive esquecida pela cidade”, afirmou.

Atividades de lazer nos bairros e espaços culturais em Jundiaí foram apontados pelo deputado Bigardi como essenciais na cidade. “Eu e a deputada Leci Brandão estamos verificando a possibilidade da implementação do Espaço Cultural no Complexo Fepasa, uma iniciativa que dará vida há um espaço tão nobre na cidade”, afirmou.

“Atividades culturais, esportivas e de lazer precisam chegar até os bairros da cidade, vocês jovens podem nos auxiliar nessas propostas tão necessárias para a nossa cidade”, complementou o parlamentar.

O evento teve ainda a presença de dirigentes estudantis como o presidente estadual da UJS, Carlos Siqueira; o vice-presidente Arthur Herculano; a presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), Nicoly Mendes e o presidente da UJS de Várzea Paulista, Maycon de Nóbrega.

Nova diretoria

A conferência elegeu a nova diretoria da UJS Jundiaí, o novo presidente é Ivan Franco. Nos dias 1, 2 e 3 de junho, os integrantes participam da Conferência estadual da entidade, na cidade de Itú.

Da redação