Manifestantes protestam contra Otan e são presos nos EUA
A polícia dos Estados Unidos deteve 12 ativistas do movimento “Ocupar Chicago”, versão estadunidense dos indignados da Espanha, que protagonizaram protestos contra a próxima cúpula da Otan, que será realizada nos próximos 20 e 21 de maio.
Publicado 17/05/2012 11:26

O movimento deverá realizar outros protestos ao longo de toda a semana. Os atos culminarão com uma grande manifestação no próximo domingo (20), dia em que começará a cúpula da aliança militar atlântica.
De acordo com o previsto, a cúpula da Otan em Chicago será centrada na situação no Afeganistão e no escudo antimísseis, assim como a iniciativa para aumentar a eficácia da potência militar em condições de disciplina fiscal e recortes de financiamento.
Os protestos pelo desmantelamento da Otan em Chicago têm o apoio do Conselho Mundial da Paz, CMP, como explicou sua presidente, Socorro Gomes, em entrevista ao Vermelho nesta quarta-feira (16): a Otan “é uma organização agressiva, de ataque à soberania e aos povos, com uma concepção de ingerência em todo o mundo.”
“Vamos fazer uma manifestação de rua contra as agressões da Otan e [pedir] seu desmantelamento. Junto com movimentos de paz dos EUA”, anuncia a presidente. “Milhares de pessoas são esperadas. No último [protesto] em Portugal, tinha 30 mil pessoas contra a Otan. Esperamos que este seja ainda maior”, ressaltou.
Da Redação do Vermelho,
com informações da Telám