Salvador sedia na 20ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba

Continuam abertas as inscrições para a 20ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que acontece entre os dias 24 e 27 de maio, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A abertura será no dia 24, às 19h, com um ato político e cultural, que contará com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner; do embaixador de Cuba, Carlos Zamora Rodríguez, além de outras lideranças da solidariedade ao povo cubano.

O embaixador da Venezuela, Maximilien Sánchez Arveláiz; as senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e Lídice da Mata ( PSB-BA), respectivamente, presidente e vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Cuba; e a mãe de um dos cinco heróis cubanos presos nos Estados Unidos também participarão do evento. “Teremos também uma homenagem ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado”, informou Antonio Barreto, da organização da Convenção.

Organizado pelo Cebrapaz e Associação Jose Martí na Bahia, a Convenção tem como temas centrais de seus debates a integração Latino-Americana e Caribenha; a amizade e a solidariedade entre esses povos; a luta permanente contra o bloqueio econômico a Cuba; a libertação dos cinco heróis cubanos, presos ilegalmente nos Estados Unidos; e o combate à campanha midiática internacional que divulga, de forma criminosa e deturpada, factóides políticos sobre supostos acontecimentos na ilha caribenha.

Nesta edição, o evento trará também intervenções e apresentações artístico-culturais brasileiras e cubanas, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância do intercâmbio cultural entre os dois países em luta permanente pela independência, soberania dos povos e pela paz mundial.

“Além de todos os debates políticos e das atrações culturais, no dia 27 de maio nós faremos uma grande caminhada pelas areias da praia da Barra, em Salvador, onde distribuiremos material em favor da libertação dos cinco heróis cubanos presos injustamente nos Estados Unidos”, acrescenta Barreto.

A inscrição para o evento pode ser feita através do site do evento (www.solidariedadeacuba.com.br). O credenciamento acontece durante todo o dia 24, quando será cobrada uma taxa de R$ 20, para cobrir o custo com material. No entanto, qualquer pessoa pode participar da abertura do evento, que será aberto ao público em geral, sem a cobrança de inscrição ou taxa.

“É muito importante que todos participem e mostrem a importância da discussão do tema. Estas convenções são momentos de grande mobilização nacional e se transformam em grandes manifestações políticas de alcance internacional para servir de conscientização da opinião pública e pressão ao governo dos EUA pela suspensão do bloqueio econômico a Cuba e pela libertação dos cinco antiterroristas cubanos presos lá há 14 anos”, concluiu.

De Salvador,
Eliane Costa.