São Paulo lança Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba

Foi lançada, nesta quarta-feira (9), a Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba. O ato ocorreu durante a 5ª Convenção Paulista de Solidariedade a Cuba, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Participantes cantam hino da Internacional Comunista durante lançamento da Frente Parlamentar de
Solidariedade a Cuba/ Foto: Vanessa Silva

Organizado pelo Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba, o evento contou a participação de diversas organizações sociais, partidos políticos e pessoas solidárias à ilha caribenha.

Dando abertura ao ato o cônsul geral de Cuba em São Paulo, Lázaro Mendéz lembrou que há mais de meio século os Estados Unidos decretaram o criminoso bloqueio econômico, financeiro, político e midiático contra Cuba.

Também expressou seu rechaço à exclusão da ilha na Cúpula das Américas, que ocorreu em abril deste ano na Colômbia. “Isto é um sinal de que as Cúpulas são feitas à imagem e semelhança do Governo dos EUA e que são instrumentos para exercer o domínio de uma maneira nada democrática e com desrespeito a países que são soberanos”, declarou.

Mendéz destacou as campanhas que vem sendo feitas a favor da libertação dos cinco antiterroristas cubanos presos injustamente nos Estados Unidos e falou sobre a atualização do modelo econômico e social cubano.

“Nossas reformas são econômicas. Não estamos fazendo reformas políticas, queremos um modelo econômico que mantenha um desenvolvimento sustentável e preserve as conquistas da revolução”, esclareceu o cônsul.

Apoio brasileiro

Militante do movimento de solidariedade a Cuba, a educadora Elza Lobo enfatizou o apoio brasileiro dado à ilha na época de revolução: "a gente tinha a embaixada brasileira em Cuba e naquele momento felizmente o embaixador apoiou diretamente o processo e isso nunca é divulgado”, criticou.

No fim do ato leu-se uma carta que dizia “Cuba está promovendo grandes mudanças para fortalecer a revolução e o poder popular (…) estamos aqui nos contrapondo à campanha midiática que desinforma sobre a realidade cubana (…) Cuba não está só, nós estamos resistindo! Viva o socialismo!” , indicou o documento.

Guantanamera

Durante o evento o grupo musical chileno Canto Livre apresentou canções de protesto e fez uma homenagem a Cuba com “Guantanamera” finalizando o evento.

O evento é uma preparação para a 20ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que acontecerá entre os dias 24 a 27 de maio em Salvador, Bahia.

Estavam presentes no encontro o Deputado Adriano Diogo (PT), que presidiu a mesa; o deputado Pedro Simão (PT); o chefe de gabinete o cônsul de segunda da República Bolivariana da Venezuela em São Paulo, J. Torrealba Torres; a presidente do Cebrapaz, Socorro Gomes; o secretário de relações internacionais do PCdoB, Ricardo Abreu; Emir Mourad da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal); A representante da Associação de Integração Paraguai Brasil Japayke, Mercedes Alencar; , dentre outras organizações; representantes do Movimento de Mulheres Olga Benário; Movimento Consulta Popular, Levante Popular da Juventude.

A deputada Leci Brandão não pode comparecer ao evento, mas esteve representada por Elizeu Soares Lopes, chefe de gabinete do PCdoB.

Fonte: Cebrapaz