Feirão da Sepror é exemplo de sucesso e gera R$ 1 mi por mês
Inaugurado há três anos, o Feirão da Sepror tinha como objetivo estreitar os laços entre produtor rural e consumidor, oferecendo um valor acessível nos produtos e oportunidade para os trabalhadores do campo. Esse objetivo não só foi alcançado como a renda mensal da feira ultrapassa R$ 1 milhão. “Isso significa mais dinheiro no bolso do agricultor e economia para o consumidor”, afirma o titular da Sepror, Eron Bezerra.
Publicado 04/05/2012 17:51 | Editado 04/03/2020 16:11
Atualmente, 540 produtores rurais de base familiar têm boxes na feira. Eles são de 11 municípios e comercializam frutas, verduras, legumes, carne bovina, pescado, além de artesanato. Até o bacalhau da Amazônia tem um espaço cativo no feirão.
Participante desde a inauguração do Feirão da Sepror em 2009, o produtor Valdomiro Gomes da Silva, da Comunidade São Miguel, Estrada de Balbina, sente-se realizado e feliz com o sucesso do Feirão.
“Há três anos o atravessador dominava as Feiras de Manaus e decidia o preço da nossa produção. Depois que o Governo e a Sepror criaram o Feirão isso acabou. Hoje, posso dizer que minha renda aumentou muito, tive condições de instalar um sistema de irrigação e ainda tenho a oportunidade de empregar mais quatro companheiros na minha propriedade. A satisfação é muito grande”, destacou Valdomiro que cultiva pimenta do cheiro, repolho, alface e cheiro verde em Presidente Figueiredo.
Moradoras do Rio Piorini e Amazonino Mendes, as donas de casa, Cida e Eliete de Souza, são frequentadoras assíduas do Feirão e ressaltam que os preços praticados em mercadinhos do bairro estão muito elevados. “Toda sexta-feira estamos aqui comprando carne, verduras, frutas e hortaliças. Conseguimos economizar bastante e ainda a qualidade do que levamos chega a ser superior do que nos mercadinhos”, destacam.
Para o titular da Sepror, Eron Bezerra, a grande vitória é a exclusão do atravessador e a geração de emprego e renda no setor primário. “Somente em março, o faturamento do Feirão foi de R$ 1 milhão. Em três anos de funcionamento os produtores já faturaram R$ 11 mi e comemoram esta marca oferecendo ao consumidor amazonense produtos de ótima qualidade e preço justo”, disse Cavalcante.
O consumidor que for até o Parque da Expoagro, além de economizar nas compras vai encontrar diversão para a família como passeio em cavalos e em pôneis com charrete para crianças e shows musicais. Já os filhos que decidirem presente às mães com flores encontraram uma grande diversidade de plantas e flores.