Lançamento do livro de Maria Prestes é sucesso na Feira de Bogotá

A militante comunista Maria Prestes foi um dos destaques da XXV Feira Internacional do Livro de Bogotá, que nesta edição homenageia o Brasil. No evento, Maria fez o lançamento internacional da sua obra "Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes".

Relançado depois de vinte anos, agora o livro ganhou versão em espanhol e português, numa produção das editoras Anita Garibaldi e E-paper e tem na contra-capa um texto escrito pela presidente da República Dilma Rousseff que testemunha a vida de lutas de Maria e Luiz Carlos Prestes.

A atividade de lançamento do livro contou com a presença de 150 pessoas no Pavilhão Brasil, entre colombianos e representantes de vários países. Segundo Maria, “os participantes ficaram muito impressionados com o projeto do livro e o fato de ser também em espanhol ajudou muito no interesse dos colombianos. Existe uma grande curiosidade sobre a história brasileira e a cada país que viajo, como aqui, comprovo que Prestes tem uma biografia que é admirada além do nosso país”.

Em entrevista por Skype para o Vermelho, Maria contou que no evento
apresentou a essência do seu texto, “falei do Prestes que é um líder mundialmente conhecido, do homem combativo da Coluna e de uma vida de lutas, mas também do seu lado humano, do pai de família que convivi durante 40 anos”. Maria diz que a história e a realidade política brasileira desperta grande interesse dos colombianos.

90 anos do Partido Comunista

A comunista diz que falou de vários temas no lançamento. “Dei meu testemunho que o Partido Comunista do Brasil tem dedicado a comemorar e valorizar a sua história de 90 anos de luta e se reorganizando a cada dia, procurando resgatar a memória do Partido e de seus militantes que construíram com dedicação essa bonita história”.

Maria Prestes conta que está aproveitando a viagem ao país vizinho para um conjunto de encontros políticos, “para sempre estar exercitando meu lado militante”. Com seus 82 anos de vida, grande parte dedicada à causa comunista, Maria está tendo uma agenda política intensa.

Esteve, por exemplo, com os membros do movimento Hijos e Hijas por la Memória e y Contra la Impunidad. “Aqui na Colômbia, existem mais de 30 mil desaparecidos políticos, muitos deles militantes comunistas que foram assassinados pelos sucessivos governos de direita que até hoje comete suas atrocidades”, conta a militante.

“Foi um encontro emocionante, sobre as lutas democráticas na América Latina, onde os filhos dos militantes de esquerda têm grande papel pela memória das lutas de seus pais. O ideal do socialismo e os desafios que se apresentam para as lutas populares estiveram no centro das conversas”, completa.

Maria Prestes esteve reunida também com Carlos Gaviria, advogado, professor universitário e político colombiano, que foi candidato a Presidência da Colômbia pelo Polo Democrático Alternativo, partido de oposição que contou com apoio de forças de esquerda. Gaviria contou que através de Jorge Amado foi apresentado à figura mítica de Prestes, pelo livro "Cavaleiro da Esperança".

Segundo Luiz Carlos Prestes Filho, o filho que acompanha sua mãe nas atividades pela Colômbia, Gaviria opinou que "O Cavalheiro da Esperança foi o maior de todos os revolucionários da América Latina”.

Viajando pelo interior da Colômbia, Maria Prestes esteve na cidade Neiva, onde participou da passeata dos trabalhadores, em homenagem ao 1º de Maio, onde foi recebida com festa pelos militantes comunistas e socialistas.

Da Redação,
Kerison Lopes