Esquerda se une na discussão sobre Defesa Nacional e Rio+20

As fundações Maurício Grabois, João Mangabeira e Perseu Abramo e os respectivos partidos políticos PCdoB, PSB e PT realizarão o seminário “Defesa Nacional “, dia 4 de junho, na Escola do Legislativo da Câmara dos Deputados, em Brasília. Os representantes dos três partidos também estarão unidos na Rio +20. No próximo dia 11 de maio, na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília, será realizada uma oficina preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Os presidentes das três fundação e dirigentes dos partidos políticos estiveram reunidos na semana passada para organizar o evento. De acordo com o presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, o seminário terá duas mesas. A primeira: “Estratégia Nacional e Defesa” será composta pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim, e representantes das fundações e partidos. A segunda Mesa terá como tema os principais projetos de Defesa Nacional: Programas Nuclear, Aeroespacial, Defesa Cibernética e a Amazônia – região geopolítica importante para o desenvolvimento do Brasil.

“O desenvolvimento de um país depende da Defesa Nacional. Este é um tema de suma importância e que a Esquerda brasileira não tem a tradição de debater. Nós vamos apresentar e elaborar propostas que serão levadas ao Governo Federal”, afirmou Carlos Siqueira, lembrando que este será o segundo evento promovido em parceria entre as Fundações João Mangabeira, Perseu Abramo, Maurício Grabois e seus respectivos partidos.

Além de Carlos Siqueira, participaram da reunião, na sede do PT em Brasília, o vice-presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral e a assessora especial do PSB Nacional, Mari Machado, os presidentes Nilmário Miranda da Fundação Perseu Abramo e Adalberto Monteiro da Fundação Maurício Grabois, além de representantes da Executiva do PT e PCdoB.

As exposições e debates serão transformados em um livro, publicado pela Fundação João Mangabeira.

Com informações da Fundação João Mangabeira