Chico Lopes destaca papel de instituições regionais
Em sessão especial realizada na última sexta-feira (27/04) na Assembleia Legislativa, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) disse estar preocupado com a atuação das instituições regionais, cujo trabalho tem focado no desenvolvimento do Nordeste. A afirmação foi feita no debate sobre a Medida Provisória 564, que altera as normas de operacionalização do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, hoje exclusiva do Banco do Nordeste (BNB).
Publicado 30/04/2012 09:40 | Editado 04/03/2020 16:29
Segundo Chico Lopes, instituições como o BNB, a Sudene e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) estão enfraquecidas, e isso preocupa “porque são instituições complementares”, com relevante importância para a Região. “O momento de fortalecer é agora. E precisamos mudar este processo onde o Ministério da Fazenda é mais importante que a Presidência da República, ditando as regras para os bancos públicos e dificultando tudo”, disse.
Ele disse que os bancos públicos “devem peitar” as instituições privadas, baixando os juros, porque têm o compromisso de fortalecer o País. O parlamentar criticou ainda os altos juros cobrados pelo Governo Federal dos Estados e Municípios com dívidas, custo que compromete o crescimento da economia interna.
Rita Rosina, presidente da Associação dos Funcionários do BNB, por sua vez, assinalou que a instituição está enfrentando não só a ameaça de limitação de recursos, mas dificuldades de infraestrutura e de encaminhamento de demandas internas, “que não conseguem avançar”. “Precisamos ter um banco fortalecido, precisamos de aporte de capital e de condições para operacionalizar com o envolvimento da gestão do banco”, defendeu.
Fonte: Agência de Notícias da AL