Bolívia investe mais em educação do que em defesa
O orçamento destinado à saúde e à educação na Bolívia supera em três vezes o de Defesa e Governo, segundo um relatório do ministério de Economia e Finanças divulgado nesta quarta-feira (25) pela imprensa em La Paz.
Publicado 25/04/2012 10:50
Boletim do ministério, resenhado pela Agência Boliviana de Informação, recorda que o governo destina para Educação 13,9 bilhões de bolivianos, quase dois bilhões de dólares, o que representa 7% do orçamento geral do Estado.
Ao mesmo tempo, assegura que ao setor da saúde são atribuídos 7,5 bilhões de bolivianos, uma cifra superior a 4% do orçamento.
A soma de ambas supera em mais de três vezes o que se destina à defesa e ao governo, segundo a agência de notícias.
Para o gerenciamento 2012, só 1,2% do orçamento geral corresponde ao setor de governo, o qual representa uns 186 bilhões de bolivianos, enquanto se destinam a Defesa uns 20 milhões mais.
Nos casos de Saúde e Educação inclui-se o correspondente à administração central do Estado e o destinado aos municípios e governos estaduais.
Só para os quatro setores mencionados, a soma destinada ao presente gerenciamento supera em 113% o montante atribuído em 2006, no ano em queEvo Morales assumiu a presidência.
Fonte: Prensa Latina