Secretaria da Mulher e Embaixada da Venezuela com agenda comum
A Secretaria de Estado da Mulher e a Embaixada da República Bolivariana da Venezuela no Brasil iniciaram tratativas visando à cooperação técnica entre o Distrito Federal e a Venezuela nas questões relativas às mulheres.
Publicado 24/04/2012 11:13 | Editado 04/03/2020 16:41
![](https://dev.vermelho.org.br/wp-content/uploads/2019/10/aevelaiz.jpg26281.jpg)
Em reunião realizada na última sexta-feira (20), na sede da embaixada, a secretária Olgamir Amancia Ferreira e o embaixador Maximilien Sánchez Arveláiz dialogaram sobre as possibilidades da cooperação, que inclui temas comuns aos dois territórios, como o enfrentamento à violência doméstica e familiar, a gravidez na adolescência, a autonomia econômica e o combate à pobreza extrema.
A secretária Olgamir apresentou ao embaixador Arveláiz os serviços e os projetos do Governo do Distrito Federal destinados ao combate à desigualdade de gênero e ao enfrentamento da violência contra as mulheres e informou que a secretaria tem interesse em desenvolver ações com o objetivo de financiar projetos sob gestão de mulheres .
"Tomamos conhecimento da experiência do Banco de Desarrollo de la Mujer, o banco venezuelano que financia o desenvolvimento das mulheres. É um modelo a ser estudado com atenção porque inseriu as venezuelanas no processo de avanço social do país", afirmou Olgamir. Segundo informações oficiais do governo venezuelano, o índice de pessoas em situação de pobreza caiu de 53,9% para 31,9% entre 2004 e 2011. Já a pobreza extrema caiu de 22,5% para 8, 6%.
O embaixador Maximilien Sánchez Arveláiz informou que, na Venezuela, as questões de gênero e de autonomia das mulheres são tratadas por meio de um ministério específico, o Ministerio del Poder Popular para La Mujer y La Igualdad de Género (Ministério do Poder Popular para a Mulher e a Igualdade de Gênero). O órgão mantém cooperação com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do governo brasileiro no enfrentamento à violência contra as migrantes dos dois países.
Ao final do encontro, o embaixador convidou a secretária Olgamir para conhecer a experiência venezuelana nas questões de gênero e de autonomia das mulheres. Uma agenda comum de cooperação técnica já começou a ser estudada pelas duas instituições.
Participaram da reunião Jessica María Lopez, encarregada da Seção Consular da embaixada; Sandra Di Croce Patricio, subsecretária de Políticas para as Mulheres do Governo do Distrito Federal; e Juliana Clementino, assessora jurídica da Secretaria de Estado da Mulher.
A cooperação entre a Secretaria da Mulher e a Embaixada da República Bolivariana da Venezuela no Brasil será desenvolvida no âmbito do Programa Rede Mulher, política de ação intersetorial da secretaria.
Fonte: Subsecretaria de Políticas para as Mulheres