Comunistas do Vietnã visitam PCdoB 

Uma delegação do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV) visitou nesta sexta-feira (20) a sede nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em São Paulo. A delegação está no país para participar do seminário “PCdoB 90 anos: história, legado, lições e alternativa socialista”. 

Reunião entre PC do Vietnã e PCdoB em SP

Em rápida entrevista ao portal Vermelho, o chefe do Birô Político do Comitê Central do PCV, Duong Thanh Bac, falou sobre a construção do socialismo no país asiático, o estado atual da economia e os laços entre vietnamitas e latino-americanos.

Portal Vermelho: O que o vocês podem adiantar para o leitor do Vermelho sobre a participação no Seminário?
Duong Thanh Bac: Bem, durante o Seminário falaremos sobre nosso conceito sobre socialismo, sobre a construção do socialismo no Vietnã, nossas experiências, nossas dificuldades, os êxitos na economia.

Qual é o estágio atual da economia do país?
DTB: O Vietnã depois de uma longa luta revolucionária, pela libertação e pela independência, começou a obra de construção do socialismo. Neste momento da história encontramos grandes dificuldades, no entanto já alcançamos grandes vitórias nesse percurso.

A economia do Vietnã viu por mais de 25 anos ocorrer um crescimento rápido e sustentável, com um crescimento médio de 7% ao ano. Em 2011, apesar das dificuldades, do impacto da crise, a economia do Vietnã teve um crescimento considerado aceitável, de 5,89%.

E como isso se traduz para o povo vietnamita?
DTB: Esse crescimento econômico não é o mais importante para o Estado do Vietnã. O mais importante é que esse crescimento sempre esteve acompanhado pelo progresso social, pelas igualdades sociais.

Praticamos muitas políticas sociais que, em cada passo de desenvolvimento, em cada política de desenvolvimento, determinou com que conseguíssemos praticamente por acabar com a pobreza no país.

Sabe-se que o desenvolvimento traz outras consequências, como danos à natureza…
Esse desenvolvimento está em harmonia com a natureza. Isso é muito importante em nossa política de desenvolvimento e naturalmente enfrentamos dificuldades e desafios. Nisso também precisamos da cooperação e da ajuda dos países em desenvolvimento, em particular do Brasil.

Gostaria de dizer algo para os leitores brasileiros?
DTB: Aproveitando essa ocasião, desejamos expressar nosso agradecimento pelo apoio, pela solidariedade dos povos progressistas do mundo, da America Latina e do Brasil, que sempre nos deram apoio à nossa luta revolucionária, pela libertação nacional e, hoje, apoio pela construção e defesa do nosso país.

Os povos da América Latina, foram e são amigos e companheiros do povo vietnamita, estivemos todo esse tempo juntos e desejamos também que no futuro sigamos estreitando e fortalecendo a relação que já é tradicional entre nossos povos.


Duong Minh e Duong Thanh Bac, membros do CC do PCV e Pedro de Oliveira, do PCdoB (esq. para dir.)

Da redação