Associação de Amizade Brasil-Vietnã recebe vice-ministro de C&T

O presidente da Associação de Amizade Brasil-Vietnã – senador Inácio Arruda — e a presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Vietnã – deputada federal Jô Moraes, mantiveram reunião de trabalho com o vice-ministro de Ciência e Tecnologia da República Socialista do Vietnã, Sr. Nguyen Van Lang.

Vietna associacao

Neste evento, onde também estavam presentes lideranças do PMDB e membros da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o presidente recém-empossado da Abraviet, senador Inácio, externou a importância de fortalecer as relações de cooperação e amizade entre os dois países e dois povos.

O vice-ministro de C&T do Vietnã, Sr. Lang, fez um relato do trabalho que atualmente está em andamento do Vietnã no sentido de incrementar a capacidade do país de desenvolver a tecnologia para manter o crescimento econômico extraordinário que o Vietnã vive há mais de uma década. O vice-ministro lembrou, também, que teve a oportunidade de conhecer o ex-presidente Lula, quando de sua viagem ao país asiático, em 2008. Naquela ocasião o presidente brasileiro visitou um centro de tecnologia avançada localizado nas cercanias de Hanói, a capital vietnamita, em Hoa Lac High-tech Park.

O vice-ministro Lang festejou o fato que em 2011 o nível de comércio bilateral entre Brasil e Vietnã atingiu a marca de mais de 1 bilhão de dólares, enquanto vários acordos entre os dois países foram formalizados. Lembrou que o Vietnã hoje é o segundo maior exportador de café do mundo, o primeiro produtor de pimenta, o quinto maior exportador de madeira e de borracha. Ou seja, muito ainda poderá ser feito no caminho da cooperação e das trocas comerciais entre ambos os países.

A presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Vietnã, Jô Moraes, recuperou, durante a reunião, uma série de preocupações que o Brasil vem apresentando ao embaixador vietnamita no Brasil, especialmente para acelerar as parcerias entre a Universidade de Hanói e universidades brasileiras, a troca de informações e de tecnologia sobre a cultura do café e a pretensão de vários parlamentares brasileiros de realizar uma visita oficial ao Vietnã para promover uma integração maior entre os parlamentos vietnamita e brasileiro.

Depois da reunião, a delegação vietnamita fez uma visita ao Senado da República e pode estabelecer contato com vários outros parlamentares brasileiros. Na próxima sexta feira o grupo liderado pelo vice-ministro Lang deverá ir a São Paulo, onde participará do Seminário a respeito dos 90 anos do Partido Comunista do Brasil, dias 20 e 21 de abril – encerrando sua visita ao Brasil na cidade de Nova Iguaçu.

De Brasília,
Pedro de Oliveira