União Africana suspende Guiné Bissau após golpe de Estado
A União Africana (UA) suspendeu nesta terça-feira Guiné Bissau pelo golpe de Estado do último dia 12 de abril, e prevê a possibilidade de impor sanções e enviar uma força internacional de estabilização.
Publicado 17/04/2012 19:10
O Comissário do Conselho de Paz e Segurança da UA, Ramtane Lamamra, declarou aos repórteres em Adis Abeba que a decisão será adotada de maneira imediata.
Com a medida, Guiné Bissau está vetada de participar de todas as atividades do organismo pan-africano, integrado por 54 membros, até o restabelecimento da ordem constitucional, apontou.
Ao encerrar uma reunião da UA na capital etíope, Lamamra assinalou que se estuda também a possibilidade de imporem-se sanções e enviar uma força internacional de pacificação no país africano.
A Guiné Bissau sofreu um golpe de Estado no último dia 12 de abril e estabeleceu uma junta militar que mantêm o poder com todas as prerrogativas.
Os golpistas ordenaram ontem por decreto o fechamento das fronteiras, dissolveram todas as instituições e criaram o Conselho Nacional de Transição.
Fonte: Prensa Latina