Enfermagem faz pressão em Brasília pelas 30 horas
Cerca de sete mil profissionais de Enfermagem participaram do ato público, no último dia 11, em Brasília, pela aprovação do PL 2295/2000 apoiados pelas entidades representativas: Cofen, CNTS, FNE, ABEn Nacional, Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Anaten e CNTSS. Na avaliação da deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB/RJ), a mobilização mostrou que a categoria está mais consciente e disposta a lutar por seus direitos de forma organizada.
Publicado 16/04/2012 16:46 | Editado 04/03/2020 17:03
A manifestação teve início pela manhã com uma passeata que saiu da Catedral de Brasília e seguiu até a Esplanada dos Ministérios. Na parte da tarde, aconteceram debates no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Ao final do encontro o Fórum Nacional 30 Horas Já divulgou, através de nota, os seguintes resultados:
1. Aprovação do piso salarial dos profissionais da Enfermagem, por unanimidade, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. A vitória do resultado só foi possível graças à mobilização que acontecia no mesmo instante da votação.
2. Propiciou a visibilidade da importância da regulamentação da jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem na sociedade, com a divulgação do tema pelos veículos de comunicação de massa.
3. Entrega de documentos e realização de audiências com o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Jilmar Tatto, o líder do Governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, e com o Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.
4. Manifestação favorável de todos os deputados presentes em relação à reivindicação da Enfermagem, além do compromisso assumido pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, em colocar em Paula para votação o PL 2295/00, assim que a mesma seja liberada em virtude do trancamento por 12 Medidas Provisórias.
5. Entrega de um documento com a assinatura de deputados de diversos partidos políticos que participaram da audiência pública solicitando a colocação na Ordem do Dia do PL 2295/00.
As entidades que compõe o “Fórum Nacional 30h Já” apoiam e se solidarizam com os colegas do Coren-DF que estão em greve de fome, em frente ao Congresso Nacional pela aprovação do PL 2295/2000.