Abbas a Netanyahu: por que constrói em território ocupado?

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, perguntará ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em carta que será entregue amanhã (17), por que continua construindo em território palestino ocupado se realmente aposta pela solução de dois Estados.

O presidente da ANP Mahmoud Abbas

"A lógica é simples: se o senhor apoia o estabelecimento de um Estado palestino, por que constrói em seu território?", pergunta Abbas.O texto da carta foi divulgado hoje (16) pelo jornal Filasteen (Palestina).

Na carta, Abbas pede ao governo de Israel que "aceite a solução de dois Estados nas fronteiras de 1967 com mudanças menores de terra em igual tamanho e valor estipulados em comum" e a "frear toda a atividade nos assentamentos, incluídos os de Jerusalém Oriental".

Também exige que "liberte todos os presos (palestinos), em particular os presos antes de 1994" e que revise todas as decisões tomadas desde o ano 2000 "que minam os acordos assinados entre Israel e a OLP".

Se não forem cumpridas estas quatro condições, os palestinos "buscarão a implementação completa da legislação internacional no referente aos poderes e responsabilidades de Israel como potência ocupante", adverte o texto.

Um porta-voz da OLP confirmou que o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, entregará a carta a Netanyahu em Jerusalém e dará a Israel um prazo de até um mês para receber uma resposta.

Com informações da Opera Mundi