Homenagem: editor do Vermelho é novo cidadão carioca
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizou nesta quinta-feira (12) uma homenagem aos 40 anos da Guerrilha do Araguaia. Na sessão solene, o vereador Roberto Monteiro (PCdoB) também entregou o título de cidadão honorário da cidade do Rio ao secretário nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo de Carvalho.
Publicado 13/04/2012 18:19
O membro da direção estadual do PCdoB Djalma Oliveira foi o responsável para relatar para o grande público presente os motivos que levaram o PCdoB a organizar a Guerrilha do Araguaia nas matas do Brasil Central, numa ação de resistência à ditadura militar implantada em 1964.
Djalma é irmão de Dinalva Oliveira, a Dina, uma das guerrilheiras que foi assassinada pelos militares nas selvas da região do Araguaia. Além do título de cidadão honorário a José Reinaldo, o vereador Roberto Monteiro entregou um quadro com um desenho alusivo a Dina para seu irmão Djalma.
Em seu discurso, Roberto lembrou nomes de outros guerrilheiros, como Maurício Grabois, comandante da Guerrilha e ex-deputado constituinte, Osvaldão, Helenira Rezende. Ele ressaltou que esses nomes ficaram gravados na história. “História essa que cada vez será mais conhecida e exaltada pelas novas gerações, que têm em suas mãos continuar a tarefa que aqueles camaradas iniciaram”.
“Não podemos falar em Guerrilha do Araguaia sem citar Elza Monnerat, sem citar João Amazonas. Aliás, no próximo dia 27 de maio completam-se 10 anos de falecimento de João Amazonas, personalidade cuja trajetória é motivo de orgulho para o Partido e patrimônio de toda a esquerda”, completou Roberto. “É para prestar um modesto tributo a estes bravos combatentes que realizamos a presente Sessão Solene”.
Cidadania honorária
O vereador carioca ressaltou que a construção de um Brasil justo e igualitário, sonho daqueles que tombaram na Guerrilha, continua sendo o grande objetivo do PCdoB, que organizou aquele ato de resistência. “A luta pelo socialismo persiste movendo a esperança de jovens e trabalhadores. E neste sentido, o PCdoB jamais arriou sua bandeira vermelha da foice e martelo, que continua tremulando bem alto”.
Fazendo um link com a atualidade, Roberto analisou que toda essa luta tem a ver com o homenageado da noite. “José Reinaldo de Carvalho é lutador de longa data, que ao lado de João Amazonas contribuiu decisivamente para o fortalecimento do Partido após o fim da Ditadura Militar”.
José Reinaldo iniciou sua militância com apenas 17 anos, quando ingressou em 1972 no então clandestino Partido Comunista do Brasil na sua cidade natal, Salvador. “A filiação ao PCdoB era, então, um ato de coragem, já que o Brasil vivia a época mais repressora da ditadura. Mergulhando de corpo e alma na resistência democrática, José Reinaldo atuou como diretor do jornal A Classe Operária e da Revista Princípios”.
Jornalista profícuo, José Reinaldo é autor de centenas de artigos reproduzidos em várias partes do mundo. É autor também de dois livros publicados pela editora Alfa Omega: “Conflitos Internacionais num Mundo Globalizado” e “Luta Imperialista x Hegemonia Americana”. É membro do Tribunal Internacional de Bruxelas e atualmente é o editor do Portal Vermelho, principal sítio de esquerda na Internet, com cerca de um milhão de visitas por mês.
Além de uma vida marcada pela luta por um Brasil justo e democrático, Roberto justificou a homenagem “por José Reinaldo ser um apaixonado pelo Rio de Janeiro e ao longo de sua militância esteve muitas e muitas vezes em nossa cidade, ajudando, com seu inegável talento de orador, a formar novas gerações de revolucionários. Como se tudo isso não bastasse, é torcedor apaixonado do Club de Regatas Vasco da Gama, o que é revelador de sua alma carioca, já que torce pelo mais carioca dos clubes”.
Cidadão carioca
Ao tomar a palavra, José Reinaldo agradeceu primeiramente a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na pessoa do vereador Roberto. “Uma Câmara democrática, ativa, atuante, eficiente, na defesa dos interesses populares e do desenvolvimento da cidade. Guardarei este título com orgulho e carinho. E o compartilho com o meu Partido, seus dirigentes e militantes, especialmente os que vivem e atuam no Rio de Janeiro”.
Homenageando sua nova cidade, Reinaldo comentou que a história do Rio de Janeiro é parte significativa da História do Brasil. “O Rio foi a capital do Brasil Colônia, desde 1763, sediou durante as guerras napoleônicas o Império Português, cuja coroa se transferiu para cá, foi o centro do Império do Brasil independente durante quase todo o século 19, e a capital da República até 1960, quando vimos nascer Brasília”.
O comunista disse que o Rio tem uma paisagem que lhe fez merecer com justa razão o título de Cidade Maravilhosa, “uma vida cultural pulsante, uma vida política e social dinâmica que a credenciam como a síntese do Brasil”. Ele lembrou a relação que o PCdoB tem com o Rio, “que agasalhou a sede do Partido Comunista do Brasil, aqui na vizinha Glória, fundado na vizinha Niterói. Foi no Rio que se viveu um ponto alto da resistência à ditadura, a passeata dos 100 mil, assim como foi nesta cidade que ocorreram gigantescas manifestações democráticas pelas Diretas Já, em 1984”.
O cidadão carioca se disse honrado em receber a honraria na data em que se celebra o 40º aniversário da eclosão da Guerrilha do Araguaia, “este episódio da história contemporânea brasileira, que o saudoso camarada João Amazonas designou como Gloriosa Jornada de Luta.
“Há poucos dias celebramos também aqui nesta cidade o 90º aniversário da fundação do Partido Comunista do Brasil, quando falamos do papel das gerações de militantes, quadros e dirigentes que conduziram este partido ao longo de tantos anos, deixando sucessivos legados”, lembrou o jornalista.
Para ele, a atual geração de comunistas recebe este legado com senso de responsabilidade histórica, consciente de que seu papel primordial é segurar firme a bandeira da luta, como fizeram em seu tempo os guerrilheiros do Araguaia. “Segurar firme a bandeira, alçá-la bem alto, não a deixar cair nem arriá-la, porque com tanto tempo percorrido, sabemos que estamos apenas no início da caminhada” completou o mais novo cidadão da cidade mais bonita do mundo.
Também estiveram no ato a presidente estadual do PCdoB-RJ, Ana Rocha, a presidente do PCdoB-Rio, Sônia Latgè, e o presidente da CTB-RJ, Maurício Ramos, além de diversos militantes e dirigentes partidários.
Do Rio de Janeiro,
Marcos Pereira