Lula Morais ressalta importância das visitas a Camaçari e Suape
O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) destacou nesta terça-feira (10/04), em pronunciamento na Assembleia Legislativa, a visita feita por parlamentares e o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos aos complexos de Suape, em Pernambuco, e Camaçari, na Bahia. O objetivo foi tomar conhecimento das experiências dos dois polos de desenvolvimento industrial, principalmente dos problemas surgidos e as soluções implementadas.
Publicado 11/04/2012 10:51 | Editado 04/03/2020 16:29
O parlamentar citou a Ford, instalada na Bahia, gerando 15 mil empregos, sendo nove mil na própria montadora e os demais em 27 empresas que produzem insumos para a multinacional. Em Suape, conheceu a indústria naval, que já produziu um navio para Petrobrás, e está construindo uma nova embarcação. “Há também outros setores industriais assentados em Suape”, frisou. A viabilização econômica do porto de Pernambucano, de acordo com o comunista, está ocorrendo nos últimos anos. Atualmente, reúne setores industriais como o porto do Pecém.
Em Camaçari, de acordo com o deputado, o porto está instalado há 35 anos e nunca foi construído um posto do Senai para a capacitação de pessoal. Isso fez com que toda a mão de obra qualificada fosse importada de outros municípios e até outros estados. “O município de Camaçari não teve melhoria da qualidade de vida, porque os empregos qualificados foram ocupados por pessoas de fora do município”, avaliou.
No caso da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, onde está o porto do Pecém, o deputado informou que será instalado pelo Estado um centro de treinamento técnico, para capacitação dos moradores e voltado para as populações também de Paracuru, Paraipaba e Caucaia. “A educação é o melhor meio para elevar a condição de vida da população”, assinalou.
De acordo com Lula Morais, o trabalho dos parlamentares terá continuidade com visitas a Cubatão, em São Paulo, e Tubarão, no Espírito Santo, objetivando colher subsídios e pactuar com a sociedade um projeto de desenvolvimento com qualidade.
Em aparte, o deputado Antonio Carlos (PT) disse que é importante a constatação in loco de outras experiências de industrialização em torno de portos. “É preciso associar o desenvolvimento econômico com a melhoria da qualidade de vida de nosso povo”, disse. Segundo ele, estão sendo criadas escolas profissionalizantes, e o Centec vai formar mão de obra local para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que irá absorver 12 mil profissionais.
O deputado Roberto Mesquita (PV) acrescentou que a visita é muito importante para se repetir o que está dando certo. “Não se pode, com um investimento deste porte do porto do Pecém, perder as oportunidades como Natal perdeu a Ford para Camaçari”, frisou.