Missão espacial tripulada da China inicia nova etapa
A nave espacial chinesa Shenzhou-9 encontra-se hoje no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país, como novo passo nos preparativos para sua missão tripulada de acoplamento com o módulo Tiangong-1.
Publicado 10/04/2012 17:52
A montagem da nave e seus veículos associados concluiu-se, enquanto espera-se a entrega de seu foguete transportador, a Longa Marcha-2F, ainda em etapa de provas, informou um porta-voz do Programa Espacial Tripulado, citado por meios de imprensa.
Segundo o anunciado, a Shenzhou-9 será enviada ao espaço entre junho e agosto próximo com três taikonautas a bordo, que viverão e realizarão experimentos dentro do referido módulo.
Nesta missão a nação asiática porá a prova sua tecnologia de acoplamento manual, ao vencer exitosamente as manobras automáticas em novembro passado entre Tiangong-1 e a Shenzhou 8, naves lançadas em 29 de setembro e 1 do seguinte mês, respectivamente.
A Shenzhou-8 regressou em 17 de novembro último, enquanto Tiangong-1 permanece em órbita na espera de novas missões de acoplamento com seus similares 9 e 10.
Fonte: Prensa Latina