China faz advertência contra exploradores de seu mar territorial
A China expressou esperança de que as empresas dos países fora da região do Mar do Sul da China evitem o envolvimento nas disputas sobre o mar.
Publicado 10/04/2012 15:29
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Liu Weimin, fez a declaração ao responder a uma pergunta sobre acordos que teriam sido assinados pelas empresas da Rússia e do Vietnã sobre a exploração de gás no Mar do Sul da China.
"A China espera que as empresas dos países fora da região do Mar do Sul respeitem e apoiem os esforços feitos pelas partes diretamente relacionadas na solução das disputas através de negociações bilaterais", disse Liu.
A China também espera que as partes diretamente relacionadas cheguem a um meio-termo com a China e evitem o envolvimento dos países fora da região nas disputas, indicou o porta-voz.
Reafirmando a soberania indisputável da China sobre as ilhas Nansha e águas adjacentes, Liu disse que a China está comprometida a resolver pacificamente as disputas através de negociações diretas e consultas amistosas com os países relacionados, com base no respeito aos fatos históricos e à lei internacional.
Fonte: Xinhua