Sem categoria

Sarkozy sobe, mas Hollande é favorito para eleições na França

A menos de três semanas para as eleições, o presidente francês, Nicolás Sarkozy, lidera a intenção de voto no primeiro turno, mas no segundo seria derrotado pelo social-democrata François Hollande, do Partido Socialista, de acordo com mais uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (3).

Sarkozy, do direitista União por um Movimento Popular, obteria 29,5% no próximo dia 22 abril, enquanto seu mais próximo rival conseguiria 27,5.

No entanto, na rodada definitiva de 6 de maio, Hollande ficaria com a vitória com 55%, 10 pontos acima de Sarkozy, indica a amostra realizada pelo instituto Ipsos-Logica para France Info, France Télevisions e o jornal Le Monde.

De acordo com o estudo, o candidato do PS se veria beneficiado pelos votos da Frente de Esquerda, cujo candidato, Jean-Luc Mélenchon, conseguiu um avanço sem precedentes na campanha e já se encontra em terceiro lugar.

Desde a "segunda tomada da Bastilha", uma concentração que reuniu mais de 120 mil simpatizantes nesse emblemático lugar, Mélenchon tem mantido um curso ascendente na corrida pelo Palácio do Eliseu.

Neste momento tem 14,5 pontos e está acima de Marine Le Pen, do partido de extrema-direita Frente Nacional, que tem 14, e de François Bayrou, do Movimento Democrata, com 10.

"Pode ser justamente Jean-Luc Mélenchon quem moverá as eleições em um sentido ou em outro", opinou o analista Jean Levallois.

Além dos candidatos mencionados, outros cinco aspiram à cadeira do Eliseu, mas as pesquisas assinalam que seu volume de votos é muito escasso.

Eles são Eva Joly, da Europa Ecologia-Os Verdes; Nicolás Dupont-Aignan, do Primeiro a República; Philippe Poutou, do Novo Partido Anticapitalista; Nathalie Arthaud, do Força Operária; e Jacques Cheminade, fundador do Solidariedade e Progresso.

Fonte: Prensa Latina