Câmara de Salvador aprova aumento salarial para professores

A Câmara de Vereadores de Salvador aprovou na tarde desta segunda-feira (2/4) dois projetos de lei que concedem reajuste salarial aos servidores da administração direta e indireta do Executivo Municipal e aos professores do município. O aumento concedido aos servidores ativos e inativos, além de pensionistas, da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional foi de 6,5%, com aplicação a partir do mês de maio.

A aprovação mais comemorada foi a do o PL nº 78/12 – que atualiza os valores do piso salarial do Grupo Magistério, altera os vencimentos de cargos efetivos e reajusta gratificações aos gestores (diretores) e ao cargo de secretário escolar. “Esta é uma grande conquista para nós”, disse a diretora da APLB Sindicato, Elza Melo, que acompanhou a sessão junto a demais profissionais da educação.

Com as mudanças, os servidores efetivos do Grupo Magistério terão um aumento de 22% (nível 1), 30,22% (graduados), 38,22% (especialização), 43,22% (mestrado) e 54,22% (doutorado). Quanto às gratificações, os reajustes conferidos aos gestores foi de 108% e para o secretário escolar, de 500 reais.

“Esse processo foi fruto de investidas da direção da APLB Sindicato junto à Casa Civil e posteriormente com a Câmara Municipal, num esforço concentrado para agilizar a votação, com o objetivo de cumprir o prazo limite estabelecido pela legislação eleitoral. Infelizmente não pudemos contar com a presença da categoria no plenário da Câmara, estando só a direção da APLB e alguns companheiros da base, em virtude da celeridade do processo”, diz o texto divulgado pela APLB.

A entidade ressaltou ainda o empenho por parte da SECULT para que o reajuste fosse votado em tempo hábil, além comemorar também o reajuste do auxílio alimentação, que terá correção de 10% em maio e mais 10% em dezembro, para todos os servidores municipais.

De Salvador,
Eliane Costa com agências.