PCdoB Minas convoca Encontros Macrorregionais

A direção estadual do PCdoB em Minas convoca todas as direções municipais a construírem os Encontros Macrorregionais do Partido. Estes Encontros já são uma tradição na política de organização do PCdoB. É um espaço de diálogo entre as direções municipais e a estadual a fim de sintonizar o Partido nos principais desafios do ano. Em Minas serão 13 atividades a serem desenvolvidas.

Leia a entrevista com o secretário estadual de organização do PCdoB, Richard Romano, sobre os Encontros Macrorregionais e a estruturação do PCdoB em Minas.

Vermelho Minas: Quais são os principais objetivos dos Encontros Macrorregionais neste ano de 2012?

Richard Romano: O principal objetivo do PCdoB neste ano é o êxito do nosso projeto eleitoral. Por isso, o primeiro objetivo dos Encontros é a discussão do nosso processo de preparação para as eleições. Isto inclui candidaturas, alianças, plataforma política e crescimento partidário. Em segundo lugar, abordaremos a revisão da política organizativa do Partido, como a política de quadros e a construção de um Partido de grande porte. Em terceiro lugar, reforçaremos a necessidade das direções municipais aplicarem o Curso do Programa Socialista para todos os filiados e militantes. Por último, iniciaremos o processo de preparação para as convenções partidárias municipais. Nosso objetivo é realizar convenções massivas e politizadas. No inicio de abril o Comitê Central do PCdoB divulgará as normas para a realização das convenções. Entre elas estarão contidas a obrigatoriedade de estar em dia com a contribuição financeira e de posse da carteira militante atualizada para poder votar e ser eleito candidato pelo PCdoB nas conferências.

Vermelho Minas: O PCdoB em Minas tem passado por um notável processo de crescimento. Qual é a magnitude deste crescimento e quais são os novos desafios para a estruturação partidária que ele trás?

Richard Romano: O Partido está em crescimento nacional, o que naturalmente reflete no estado. Em Minas crescemos quase 50% entre outubro de 2010 e outubro de 2011. Saímos de 18 mil para 25 mil filiados no estado. Esse crescimento é fruto da coerência de nossa tática nacional, da presença decisiva dos comunistas nas eleições de Lula e Dilma, da participação institucional à frente do Ministério do Esporte, da presença firme de nossa bancada e da participação nos movimento social, sindical e estudantil. O PCdoB cresceu eleitoralmente e ampliou o número de filiados e de comitês municipais. O desafio é construir um Partido comunista numeroso, de quadros e de massas, com intensa vida militante e uma política ajustada de quadros. Outro desafio é apoiar a ampliação da presença de quadros como pivôs da estruturação partidária e nas funções dirigentes. Precisamos fortalecer e consolidar as direções municipais, especialmente nas grandes cidades. Dentro das prioridades de construção, o foco está nos setores da intelectualidade, juventude, mulheres e dos trabalhadores.

Vermelho Minas: Nacionalmente o PCdoB está apresentando um projeto eleitoral ousado. Como este projeto se reflete em Minas?

Richard Romano: O PCdoB tem ousado em lançamentos de candidaturas próprias para prefeito(a) em várias capitais, como na cidade de São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Florianópolis. Em Minas Gerais elegemos dois prefeitos, nas cidades de Ibiá e Urucânia, nas eleições de 2008. Recentemente se filiou ao Partido o prefeito de Lassance e a vice-prefeita de Buritizeiro, além de vários vereadores. Um bom exemplo é a nova filiação do vereador de Itajubá. Este ano temos várias pré-candidaturas a prefeito(a) por nossa legenda. Destacam-se as disputas em Contagem e Coronel Fabriciano, com os deputados estaduais Carlin Moura e Celinho do Sintrocel respectivamente, como candidatos extremamente competitivos em suas cidades. Também interessa ao projeto partidário eleger vereadores nas 29 cidades do estado que com mais de 100 mil habitantes, reeleger os atuais vereadores e ampliar a presença na câmara municipal de Belo Horizonte. O Partido participará nas demais cidades em uma articulação com candidatos democráticos e progressistas que gravitam em torno da base aliada do governo nacional.

Vermelho Minas: Ao final próximo ano o PCdoB realizará seu 13º Congresso Nacional. Como o PCdoB em Minas pretende estar neste futuro próximo?

Richard Romano: Após o processo eleitoral dedicaremos os nossos esforços para a construção do Congresso do Partido. No estado pretendemos dobrar o número de filiados, chegando aos 50 mil. Além disso, trabalharemos para divulgar amplamente o Programa Socialista, intensificar a implementação das diretrizes do 7º Encontro Nacional de Questões de Partido em torno da Carta-compromisso e da política de quadros e ampliar a vida militante. O Congresso será um momento importante do debate partidário.