Em Santa Luzia o PCdoB comemora seus 90 anos

No dia 20 de Março de 2012 às 14 horas, os comunistas de Santa Luzia pararam a Câmara Municipal para festejar e comemorar o aniversário do Partido.

Estavam presentes vários comunistas quando a tribuna da Câmara foi usada pelo Presidente do PC do B Santa Luzia, Sr. Jadir Lages para homenagear a legenda partidária de mais longa presença na história brasileira e comemorar a épica passagem de 90 anos de sua fundação.

São 90 anos de história, 90 anos de luta em favor do povo, 90 anos dedicados ao Socialismo.
Essa data é de extrema importância para comemorarmos e buscarmos uma vida mais justa para todo o povo brasileiro.

Em 25 de março de 1922, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, pelas mãos de um grupo de trabalhadores nasceu o Partido Comunista do Brasil. Seu itinerário de 90 anos de lutas se funde com as diferentes etapas da história do país. Constante nesta trajetória é a bandeira do socialismo que nos seus punhos se manteve sempre alta. Socialismo que, na atualidade, – rejuvenescido e renovado pela experiência histórica – é apresentado pelo PCdoB como a alternativa capaz de assegurar um novo avanço civilizacional para o Brasil – salto este que hoje tem por caminho a realização do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

A questão-chave da construção partidária está na ideologia desde Marx e Engels. Não se trata de organizar um partido qualquer, à imagem e semelhança dos que existem no sistema da burguesia. Trata-se de um Partido baseado na ideologia da classe trabalhadora, o marxismo-leninismo, doutrina que fundamenta o caminho da superação do capitalismo e de suas instituições obsoletas, e prepara a via para edificar o Socialismo e o Comunismo. “O proletariado – dizia Lênin – deve aspirar a fundar Partidos políticos independentes, cujo objetivo fundamental seja a conquista do poder político pelo proletariado com fim de organizar a sociedade socialista”.

Esta trajetória que vem desde a República Velha, atravessa ditaduras, regimes autoritários, pequenas ilhas de liberdade, até a contemporaneidade – quando, desde 1985, o PCdoB vive seu período mais duradouro de atuação legal –, resulta num legado de batalhas e realizações em prol da democracia, da soberania nacional, dos direitos dos trabalhadores, da paz e da solidariedade entre os povos. Tal legado é fruto da militância revolucionária de várias gerações de comunistas nas quais estão presentes inúmeros heróis do povo brasileiro.

Dentre várias lutas podemos destacar a guerrilha do Araguaia que foi um movimento guerrilheiro existente na região amazônica brasileira, ao longo do rio Araguaia, entre fins da década de 1960 e a primeira metade da década de 1970. Tinha por objetivo enfrentar a Diatdura Miltar.

O Partido Comunista do Brasil continua firme no seu posto de luta avançada. Resiste decididamente à ofensiva anticomunista da oligarquia financeira. Não se enfraqueceu. Ao contrário, fortaleceu-se e progrediu na compreensão de sua missão histórica. Faz um exame retrospectivo de sua atuação nas décadas passadas, recolhe experiências e ensinamentos do movimento socialista a fim de abrir novas perspectivas às forças revolucionárias.

E é através dessa luta em busca de uma sociedade mais justa, que o PCdoB em Santa Luzia está organizado há mais de 20 anos, participando dos processos mais importantes na história política de nossa cidade. A UJS – União da Juventude Socialista – em Santa Luzia já foi considerada a maior juventude socialista do País. 

O Partido nasce e amadurece na experiência da luta política. Festejar os 90 anos do PCdoB é celebrar a luta do povo, força motriz das grandes mudanças.

Fotos: Carlos Barbosa