Sem categoria

Governo colombiano confirma morte de 33 guerrilheiros das Farc

O Governo colombiano confirmou nesta quarta-feira (21) a morte de 33 guerrilheiros supostamente pertencentes às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército Popular (Farc-EP) e a captura de outros três em uma operação do Exército.

O presidente Juan Manuel Santos qualificou como "um grande golpe às Farc-EP" a ação, que teve lugar no departamento de Arauca, fronteira com a Venezuela, onde os guerrilheiros mataram no fim de semana onze militares.

Em uma mensagem enviada por meio de sua conta de Twitter, o governante colombiano "felicitou" o Exército pela operação a cargo da Força de Tarefa Quirón, que busca neutralizar as principais estruturas dos guerrilheiros.

A informação foi confirmada posteriormente pelo comandante da Oitava Divisão do Exército, general Ernesto Maldonado, quem explicou que a operação aconteceu na localidade limítrofe de Arauquita.

"Durante este ano, é o golpe mais forte que demos às Farc-EP", assegurou o oficial.

Maldonado disse ao canal Caracol de Rádio que várias aeronaves da Força Aérea Colombiana bombardearam primeiro a zona ocupada pelos rebeldes, integrantes de uma comissão da décima frente das Farc-EP.

O militar explicou que depois do bombardeio aéreo entrou na zona de operações uma brigada móvel do Exército que desembarcou de helicópteros para abater os guerrilheiros.

De acordo com Maldonado, os guerrilheiros mortos são "os que dirigiram a quem executaram o assassinato dos soldados" em uma emboscada no passado sábado em um lugar rural de Arauquita no qual estavam acampados.

Fonte: Prensa Latina