Perpétua defende participação dos deputados na RIO +20
A presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Perpétua Almeida defendeu que os deputados da Casa tenham representatividade na delegação que irá representar o parlamento na Rio +20, por entender que a conferência, inevitavelmente, encaminhará soluções para questões sociais, econômicas e ambientais do país.
Publicado 16/03/2012 11:40
A proposta foi apresentada ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT – RS), em reunião nesta quinta-feira (15), para definir a participação da Casa na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20).
Durante o encontro, que reuniu ainda o ministro do Itamaraty e secretário nacional do Comitê Nacional de Organização da Rio+20, Laudemar Aguiar, Perpétua Almeida também destacou a importância da participação da população no evento.
A fim de definir o grupo político que representará a Casa no evento, a
deputada informou ao presidente que promoverá uma reunião na próxima quarta-feira (21), na Comissão de Relações Exteriores, com todos os presidentes de comissões (20 no total), bem como parlamentares desses colegiados, para definir a participação efetiva da Câmara dos Deputados na Rio+20.
A Rio+20 espera reunir 130 líderes mundiais, além de 50 mil delegados de todo o planeta, em junho deste ano, no Rio de Janeiro, na conferência promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), para discutir a sustentabilidade e o combate à pobreza mundial visando às próximas duas décadas. A última edição, também no Rio de Janeiro, aconteceu em 1992, quando houve a elaboração da Agenda 21, que envolveu organizações e governos de vários países.
De Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida