Ficção científica volta à principal revista literária chinesa
Quatro contos escritos por um dos maiores escritores chineses de ficção científica foram publicados na edição de março da Literatura Popular, a mais conceituada revista literária da China, marcando o renascimento do gênero.
Publicado 15/03/2012 15:30
Um dos quatro contos de Liu Cixin, com o título Era Micro, fala da natureza criando pessoas diminutas para poupar energia depois de uma catástrofe global.
O editor-chefe Li Jingze afirmou em uma entrevista ao jornal Beijing News que achou as obras de ficção científica "boas para os leitores chineses lerem", e por isso publicou os quatro contos na edição deste mês da Literatura Popular.
A primeira obra de ficção científica, "O Raio da Morte na Ilha Coral", foi publicado na revista no início da reforma e abertura da China em 1978, abrindo um novo período no desenvolvimento do gênero, sem muitas das restrições anteriores.
Mas, em 1983, com o lançamento da campanha do governo para "resistir à poluição espiritual", a ficção científica perdeu prestígio.
Recentemente, a China tem sido mais tolerante com a ficção científica e a publicação das quatro histórias na Literatura Popular indica que o gênero está voltando a ocupar um lugar central, disse Liu.
O autor pediu que os escritores de ficção científica criem obras para o público em geral, e não para as elites.
Fonte: Agência Xinhua