Cuba: em conferência, juventude discutirá emprego e desenvolvimento
A Federação Sindical Mundial (FSM) realizará nos dias 29 e 30 de abril de 2012, na cidade de Havana, Cuba, a 2ª Conferência Internacional dos Jovens Sindicalistas. A primeira edição do evento ocorreu em 2009, em Lima, Peru, e contou com a presença de 32 organizações de 25 países, reunindo mais de 250 jovens sindicalistas da América, África, Europa, Oriente Médio e Ásia.
Publicado 15/03/2012 09:59
Àquela época, o tema da crise capitalista já assumiu lugar central no debate. Na 2ª Conferência, com o agravamento da crise, ganha destaque o temário “Desemprego e a saída para o problema”, com seus impactos para a educação, a saúde, a superexploração e a precarização do trabalho juvenil, para as dificuldades de a juventude constituir família e em diversos âmbitos da vida social. Diante desses problemas, a FSM questiona sobre as soluções efetivas para o desemprego e suas consequências.
A oportunidade de realizar pela segunda vez a Conferência Internacional da Juventude Sindicalista na América Latina conta com o atrativo de possibilitar à juventude trabalhadora visitar Cuba. Além disso, os delegados presentes ao evento poderão participar do Primeiro de Maio em Cuba, feriado nacional que reúne mais de um milhão de participantes.
A CTB, que está na comissão internacional eleita no 1º Encontro e na vice-presidência da FSM, organizará sua delegação através das Secretarias de Relações Internacionais e Juventude.
Cada delegado(a) deverá custear sua passagem aérea (orçar pelas companhias aéreas) e a hospedagem terá custos reduzidos para os participantes no período do evento, com estadia prevista de 28 de abril a 2 de maio. Importante: quem não tiver passaporte e vacina com certificado internacional de febre amarela deve providenciá-los o mais rapidamente possível.
Fonte: Portal da CTB