China diz que sua moeda está próxima do equilíbrio
A moeda chinesa, o iuan, alcançou um nível "próximo ao equilíbrio", declarou nesta quarta-feira o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, em uma coletiva de imprensa.
Publicado 14/03/2012 11:24
Os principais parceiros comerciais da China, principalmente os Estados Unidos, acusam o país asiático de manter o iuan artificialmente desvalorizado, o que, em sua opinião, confere aos produtos chineses uma vantagem competitiva injusta.
Diante do dólar, "a taxa de câmbio efetiva do iuan se valorizou 30% desde 2005", disse Wen durante sua coletiva de imprensa anual após o encerramento da sessão anual do parlamento chinês.
O primeiro-ministro chinês também disse que esperava que os Estados Unidos, que possuem um enorme déficit comercial com Pequim, levantem suas restrições à exportação e aumentem seu comércio com a China no campo das novas e altas tecnologias.
"Para que a China importe mais produtos americanos, os Estados Unidos devem liberalizar suas importações mediante o levantamento das restrições" que impôs, disse Wen.
As relações comerciais entre Washington e Pequim ficaram mais tensas nos últimos tempos no âmbito da campanha presidencial americana.
Com UOL e AFP