Emicida denuncia violência do Estado em novo clipe
“O dia que este tipo de rap politizado não existir mais, o rap morreu”, afirma o cantor
Publicado 13/03/2012 18:44
Juntando-se aos milhares de brasileiros que se indignaram com as denúncias de violência policial contra moradores do Pinheirinho, Cracolândia, Moinho, entre outros casos, o rapper Emicida acaba de lançar um clipe de uma música inédita chamada ‘Dedonaferida’, com imagens fortes de ação policial em áreas ocupadas.
A música, que chega com um beat mais pesado em referência auge do rap politizado, foi produzida pelo já conhecido Renan Samam e “dedicada às vítimas da [favela do] Moinho, Pinheirinho, Cracolândia, Rio dos Macacos, Alcântara e todas as quebradas devastadas pela ganância”, segundo nota do rapper, que ainda critica a cobertura da mídia brasileira sobre esses fatos.
“O Brasil tem um histórico de o povo ser colocado contra o povo e abraçar a causa da ‘elite’: olha pro caso da USP, olha a favela do Moinho, a situação dos quilombolas, do MST, de todas as famílias sem ter onde morar… embora esta parcela da população seja gigantesca, a mídia faz com que o povo pense que são baderneiros, maconheiros”, declara.
O clipe teve produção de Nicolas Prado, que já havia dirigido Emicida no programa Sangue B, da MTV, e utilizou imagens inéditas da ação policial no Pinheirinho, cedidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.
Segundo o produtor Fióti, “esse vídeo vem com intuito de alertar para a situação que nós, a população brasileira, estamos passando, causando uma mobilização mesmo, todos juntos somos fortes”, diz. O irmão de Emicida ainda completa que “pretende também que mais pessoas doem mantimentos e roupas para famílias do Pinheirinho”.
Assista ao clipe de ‘Dedonaferida’:
Fonte: Une