Dilma Roussef é homenageada no Congresso Nacional
Como uma das homenageadas com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, a presidente Dilma Roussef esteve nesta terça-feira (13/03) no Senado – pela primeira vez desde sua posse – participando de sessão solene especial pela passagem do Dia Internacional da Mulher.
Publicado 13/03/2012 16:07 | Editado 04/03/2020 16:11
Dilma Roussef agradeceu à senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente do Conselho do Prêmio, pela coordenação da homenagem. “A senadora Vanessa está de parabéns pela acolhida da mulher brasileira que enfrenta a luta pela igualdade de gênero”, disse a Presidente.
Se referindo às outras quatro homenageadas, Dilma destacou que se sentia honrada por estar no meio de mulheres valorosas, “ bravas brasileiras, mulheres de luta, que tiveram a coragem de fugir do conformismo e dedicar suas vidas a fazer do Brasil um país melhor”. Ela lembrou, no entanto, que as mulheres ainda se mantêm num déficit quando se observa a representação política no Brasil. E conclamou as brasileiras para mudar este quadro.
Vanessa agradeceu às inúmeras entidades da sociedade civil que fizeram as mais de trinta indicações para o prêmio. “Agradecemos pela ajuda de todas, no sentido de encaminhar a nossa luta, que não é só das mulheres, é uma luta das mulheres e dos homens. Não queremos ocupar o espaço de ninguém. Queremos ocupar o espaço da mulher, ao lado do homem, para construir uma sociedade melhor”, ressaltou.
A senadora destacou que a presidente Dilma rompe barreiras, quebra tabus. “E é disso que nós precisamos para fazer com que a mulher não receba 30% menos do que o homem, não ocupe somente 10% das cadeiras do Parlamento. Não teremos uma sociedade melhor se não tivermos uma maior participação da mulher”, ressaltou.
Além da presidente, receberam o diploma: a primeira senadora do Brasil, Eunice Michiles; professora da Universidade Federal da Bahia, Ana Alice Alcântara das Costa; a viúva do líder comunista, Carlos Prestes, Maria Prestes; e a secretária municipal da Mulher de Rio Branco (AC), Rosali Scalabrin.
Prêmio – O Diploma Bertha Lutz foi criado em 2001 pelo Senado federal. Tem por objetivo homenagear as mulheres por meio do reconhecimento do protagonismo das premiadas pela luta da transformação social e igualdade de gênero.
Assessoria de Comunicação