Piedad Córdoba quer reunir-se com Santos para tratar sobre Farc
A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba, ativista dos direitos humanos, pediu nesta sexta-feira (9) publicamente uma reunião de sua organização não governamental Colombianos e Colombianos pela Paz com o presidente Juan Manuel Santos para tratar da libertação de prisioneiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Publicado 09/03/2012 18:43
"Como já vai terminar o processo de libertações, queremos colocar ao presidente da República tudo o que isso significou, nosso profundo agradecimento ao apoio das diferentes instâncias do governo e intercambiar alguns aspectos com ele", disse Córdoba.
O pedido da ex-senadora, responsável pela mediação entre autoridades colombianas e as Farc, acontece depois de anunciado o estabelecimento do protocolo de segurança para o resgate, acordado pelo Ministério da Defesa, o governo brasileiro e o Comitê Internacional das Cruz Vermelha (CICV).
A data da libertação unilateral dos dez policiais e militares que ainda estão aprisionados do grupo guerrilheiro ainda não foi divulgada pelas Farc.
A porta-voz do CICV, María Cristina Rivera, afirmou que, "no momento em que a data for anunciada, poderemos desenvolver a operação com maior rapidez". Ela também disse que o próximo passo é a "socialização" do "conteúdo" do protocolo com os integrantes da ONG Colombianos e Colombianas pela Paz.
Como agências