Sem categoria

Imigrantes são tema de palestra no Líbano

As ações de imigrantes e descendentes de libaneses no Brasil será um dos temas da conferência internacional “A presença libanesa ao redor do mundo”, que ocorre nos dias 9 e 10 deste mês na cidade de Jounieh, no Líbano. Um brasileiro, o economista Luiz Carlos Merege, fará uma das palestras do encontro, na qual mostrará como o empreendedorismo libanês se converteu, no Brasil, em ações sociais em prol da população local.

Merege vai falar sobre dois casos que pesquisou, da Sociedade Beneficente de Senhoras, entidade formada por mulheres da colônia árabe que fundou o Hospital Sírio Libanês, uma referência no Brasil, e do Cedro do Líbano Associação de Proteção à Infância, que recebe crianças e adolescentes carentes para atendimento social, pedagógico e alimentação, também fundado por libaneses.

O título da palestra é "Empreendedorismo social de libaneses: sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil". Merege contará como essas organizações foram criadas por mulheres libanesas, mostrará que elas serviram para unir a comunidade de imigrantes em torno de uma missão social, falará que são exemplares na área que atuam, referência em prestação de serviços e que se inseriram em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Brasil.

Merege é neto de um libanês, da cidade de Dhour Choueir, além de pesquisador das relações do Brasil com o Líbano. “Minha proximidade com o Líbano é recente. Meu avô por parte de pai era de Dhour Choueir, e decidimos, eu e minha mulher, Marcia Moussallem, procurar nossos parentes há dois anos. Encontrei meus parentes em Dhour Choueir, e ela os parentes dela, em Zahle. Desde então, estamos muito emocionalmente ligados ao Líbano e ao seu povo”, afirma Merege, em entrevista por e-mail à ANBA.

Merege foi convidado para palestrar pela Université Saint-Esprit de Kaslik (Usek), que organiza a conferência por meio do seu Instituto de História. O nome de Merege foi indicado pelo diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Usek, Roberto Khatlab. O palestrante é presidente do Instituto de Administração para o Terceiro Setor Luiz Carlos Merege (ITAS), que atua em ensino, pesquisa, treinamento e assessoria ao terceiro setor.

Além de Merege, o Cecal também indicou um palestrante do México, Carlos Martinez Assad, da Universidade Nacional Autônoma do México, que abordará a adaptação dos imigrantes libaneses ao México, e John Karam, da Universidade de Chicago, dos Estados Unidos, que abordará a imigração libanesa na América do Sul. Haverá palestrantes também de outros lugares do mundo, como do Líbano, Costa Rica, Alemanha e França.

O encontro ocorre com o patrocínio do presidente da República, Michel Sleiman, no Auditório Jean El Hawa do campus principal da Usek. A abertura oficial do encontro acontece às 10 horas da próxima sexta-feira no anfiteatro John Paul II, também no campus principal da Usek, e a palestra de Merege ocorre no sábado, dia 10, às 11h45.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe