Imigrantes são tema de palestra no Líbano
As ações de imigrantes e descendentes de libaneses no Brasil será um dos temas da conferência internacional “A presença libanesa ao redor do mundo”, que ocorre nos dias 9 e 10 deste mês na cidade de Jounieh, no Líbano. Um brasileiro, o economista Luiz Carlos Merege, fará uma das palestras do encontro, na qual mostrará como o empreendedorismo libanês se converteu, no Brasil, em ações sociais em prol da população local.
Publicado 08/03/2012 15:14
Merege vai falar sobre dois casos que pesquisou, da Sociedade Beneficente de Senhoras, entidade formada por mulheres da colônia árabe que fundou o Hospital Sírio Libanês, uma referência no Brasil, e do Cedro do Líbano Associação de Proteção à Infância, que recebe crianças e adolescentes carentes para atendimento social, pedagógico e alimentação, também fundado por libaneses.
O título da palestra é "Empreendedorismo social de libaneses: sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil". Merege contará como essas organizações foram criadas por mulheres libanesas, mostrará que elas serviram para unir a comunidade de imigrantes em torno de uma missão social, falará que são exemplares na área que atuam, referência em prestação de serviços e que se inseriram em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Brasil.
Merege é neto de um libanês, da cidade de Dhour Choueir, além de pesquisador das relações do Brasil com o Líbano. “Minha proximidade com o Líbano é recente. Meu avô por parte de pai era de Dhour Choueir, e decidimos, eu e minha mulher, Marcia Moussallem, procurar nossos parentes há dois anos. Encontrei meus parentes em Dhour Choueir, e ela os parentes dela, em Zahle. Desde então, estamos muito emocionalmente ligados ao Líbano e ao seu povo”, afirma Merege, em entrevista por e-mail à ANBA.
Merege foi convidado para palestrar pela Université Saint-Esprit de Kaslik (Usek), que organiza a conferência por meio do seu Instituto de História. O nome de Merege foi indicado pelo diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Usek, Roberto Khatlab. O palestrante é presidente do Instituto de Administração para o Terceiro Setor Luiz Carlos Merege (ITAS), que atua em ensino, pesquisa, treinamento e assessoria ao terceiro setor.
Além de Merege, o Cecal também indicou um palestrante do México, Carlos Martinez Assad, da Universidade Nacional Autônoma do México, que abordará a adaptação dos imigrantes libaneses ao México, e John Karam, da Universidade de Chicago, dos Estados Unidos, que abordará a imigração libanesa na América do Sul. Haverá palestrantes também de outros lugares do mundo, como do Líbano, Costa Rica, Alemanha e França.
O encontro ocorre com o patrocínio do presidente da República, Michel Sleiman, no Auditório Jean El Hawa do campus principal da Usek. A abertura oficial do encontro acontece às 10 horas da próxima sexta-feira no anfiteatro John Paul II, também no campus principal da Usek, e a palestra de Merege ocorre no sábado, dia 10, às 11h45.
Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe