DF terá Unidade Móvel de Saúde da Mulher

O Governo do Distrito Federal lança neste Dia Internacional da Mulher, às 9h, na Escola Classe 67, no Condomínio Pôr do Sol, em Ceilândia, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher. Trata-se de um caminhão equipado para fazer mamografias, ecografias e coleta de material para a realização do exame de citologia oncótica (Papanicolau).

O equipamento é itinerante e deverá atender diariamente 40 mamografias e 50 ecografias e funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h. O público prioritário serão as mulheres que nunca fizeram os referidos exames, bem como as residentes em locais de difícil acesso, territórios de vulnerabilidade social e pessoas de baixa renda.

O INCA – Instituto Nacional do Câncer, recomenda que toda a mulher entre 50 e 60 anos realize, à cada dois anos, a mamografia para redução da mortalidade por câncer de mama. Entretanto, o novo equipamento trás uma proposta mais avançada, pois atenderá as mulheres, a partir dos 40 anos.

A contratação deste serviço foi uma sugestão feita pela Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, ainda em 2011, a partir dos levantamentos e demandas advindas das atividades do Programa Rede Mulher, que conversa com as mulheres “in loco”. “O programa foi uma sugestão da SEMDF. através de nossa política intersetorial, para a Secretaria da Saúde, que é quem vai executá-lo. Estamos construindo um acordo de cooperação entre as duas Secretarias, para que possamos construir uma agenda que responda as reais necessidades das mulheres do DF”, informa Olgamir.

“O controle e a prevenção do câncer de mama e colo de útero faz parte do compromisso que o GDF tem com as mulheres, tratando como prioridade o fortalecimento da saúde integral às mulheres, através da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, pois, o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira”, finaliza a Secretária Olgamir.

Sônia Corrêa
ASCOM | SEMDF