Sem categoria

O dia D para os republicanos dos Estados Unidos

Esta terça-feira (06) deve ser um dos dias mais importantes do ano para os republicanos nos Estados Unidos. Dez estados devem escolher, simultaneamente, o candidato que querem ver enfrentar o presidente Barack Obama nas eleições presidenciais de 6 de novembro. As votações, em nível estadual, escolhem os delegados que vão representar o partido na Convenção Nacional de agosto.

O maior contingente de delegados definidos em um só dia e mais de um terço do número preciso para se assegurar a nomeação de um candidato – 419 de um total de 1.144 necessários – será escolhida hoje. Alasca, Geórgia, Idaho, Massachusetts, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virgínia terão de votar em Mitt Romney, Rick Santorum, Newt Gingrich ou Ron Paul.

O diplomata Rubens Antonio Barbosa, ex-embaixador do Brasil nos EUA, destaca a importância da reunião para a situação dos republicanos neste ano. “Nenhum dos candidatos está conseguindo obter uma grande liderança e nenhum está com força em todos os estados”, disse ao Opera Mundi. A Super Terça, segundo explica, é o momento de Romney sair na frente.

No sábado, Mitt Romney, ganhou os caucus do estado de Washington. Menos de uma semana antes, havia vencido as primárias republicanas nos estados do Arizona e Michigan, ampliando a diferença com o ex-senador Rick Santorum. O ex-governador de Massachusetts já ganhou também nas primárias de New Hampshire, Flórida, Nevada, Maine e Wyoming.

O estado de Ohio, um dos que concede mais delegados, 66, é o foco da disputa nesta super-terça. “A grande incógnita é o estado de Ohio, porque é o mais importante e ainda não tem um favorito”, explica Carlos Eduardo Lins da Silva, do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP e especialista em Estados Unidos.

“Se o Santorum ganhar em Ohio, ele ganha uma sobrevida. Se o Romney ganhar, ele realmente deve sair na frente como o favorito”, diz Lins, sobre a importância do estado para os pré-candidatos. Segundo a história eleitoral, quem ganha em Ohio leva a nomeação do partido.

Sobre uma possível determinação da posição de Santorum ou Paul, Barbosa afirma: “Os dois devem continuar”. A expectativa é que Newt Gingrich saia da disputa, apesar de uma esperada vitória no estado da Georgia, sua base eleitoral.

O ex-embaixador explica que grandes estados, com maior número de votos, como Califórnia e Texas – este último com 155 delegados – só irão realizar primárias em abril. Isso não retira a importância da Super Terça, mas mostra que seu resultado não é certeza de vitória na indicação do partido.

“Toda super terça tem sempre uma influência muito grande no resultado final, mas qualquer que seja o resultado, não vai ficar ainda claramente definida a corrida eleitoral”, diz. O certo é que um candidato com bom desempenho nas eleições de dez estados simultaneamente, pode ganhar força para concorrer às demais prévias.

São os delegados eleitos nas prévias, que vão de janeiro a junho, que participam na Convenção Nacional do partido. Os republicanos vão anunciar em agosto, na Flórida, o candidato oficial à presidência da República.

Fonte: Opera Mundi