Ministro elogia o Piauí por registrar maior nível de matrículas
Em 2011, só na rede pública estadual estavam matriculados 302 mil alunos e o censo desde ano, ainda não contabilizado, a expectativa é ultrapassar 320 mil alunos.
Publicado 05/03/2012 16:29 | Editado 04/03/2020 17:00
Ministro fez elogios ao Piauí e disse que o estado tem o maior nível de matrículas do Brasil.
O Piauí foi usado como exemplo em educação pelo ministro Aloizio Mercadante, no Senado Federal, durante sessão da Comissão de Educação, realizada nesta quinta-feira (01). Ao fazer apresentação do plano e diretrizes para a educação no país, ele elogiou o Piauí por ser o Estado com o melhor nível de matrículas do Brasil.
Em 2011, só na rede pública estadual estavam matriculados 302 mil alunos e o censo desde ano, ainda não contabilizado, a expectativa é ultrapassar 320 mil alunos matriculados na rede pública estadual.
"Isso mostra que nem sempre a educação depende só de recursos, mas também de vontade política", declarou o ministro, que sugeriu ainda a celebração de um "grande pacto nacional" em defesa da Educação, com a garantia de aplicação no setor de ao menos 30% dos recursos a serem obtidos com a exploração do petróleo da camada pré-sal durante pelo menos uma década.
Em sua primeira exposição aos integrantes da Comissão de Educação, Mercadante informou como pretende colocar em prática, ao longo de sua gestão, as metas do Plano Nacional de Educação para o período de 2011 a 2020, ainda sob análise da Câmara dos Deputados, com a construção, por exemplo, até 2014, de seis mil creches e pré-escolas, a oferta de tablets a 600 mil professores, cursos de formação digital, dentre outros.
Além de apresentar o melhor nível de matrículas do país, o governador Wilson Martins garantiu que este ano, a Secretaria de Educação vai implantar mais 175 escolas com o Ensino de Tempo Integral , somando com as 181 já em funcionamento, chegará a um total de 356 unidades de ensino com este formato. “Nosso propósito é dar uma educação de qualidade ao nosso estudante”, diz o governador.
Fonte: www.cidadeverde.com