Cúpula em Seul analisará otimização em centrais nucleares
A Cúpula de Segurança Nuclear, nos próximos dias 26 e 27, abordará a otimização em centrais atômicas, depois da crise na planta japonesa de Fukushima, informou nesta segunda (5) o governo sul-coreano.
Publicado 05/03/2012 15:31
O ministro de Relações Exteriores sul-coreano, Kim Sung-hwan, explicou à imprensa que o acidente nuclear de Fukushima em março de 2011, em consequência de um terremoto seguido de um tsunami, aumentou o medo de exposição radioativa e a preocupação social sobre o assunto.
A reunião, na qual participarão chefes de Estado e de governo de cerca de 50 países, estudará as medidas para preservar a segurança nas centrais atômicas, o que incluirá a análise de eventuais casos de terrorismo nuclear, ampliou o ministro.
O tema da não proliferação nuclear não está na agenda da cúpula, mas será tratada a questão do enriquecimento de plutônio e urânio, afirmou Kim.
Segundo ele, entre os participantes do encontro estarão os governantes dos Estados Unidos, Barack Obama; China, Hu Jintao; Chile, Sebastián Piñera; e Espanha, Mariano Rajoy; e o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Seul prevê a mobilização de cerca de 40 mil policiais e outro significativo número de militares, encarregados de garantir a segurança nas estações do metrô, terminais de ônibus e estações de trem.
Fonte: Prensa Latina