PCdoB defende a reprovação das contas do prefeito de Salvador
Reunida na noite desta terça-feira (28), na sede dos Barris, a Comissão Política do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador definiu que o partido vai orientar as vereadoras Aladilce Souza e Olívia Santana a votarem pela manutenção do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que reprova as contas do prefeito João Henrique Carneiro (PP) referentes ao ano de 2010.
Publicado 29/02/2012 16:52 | Editado 04/03/2020 16:18
“Não estamos discutindo a questão política, mas a nossa decisão se baseia nos critérios técnicos que mostram a falta de interesse do prefeito em corrigir certas irregularidades, já que os motivos que levaram o TCM a rejeitar as contas de 2010, são os mesmos apontados para a rejeição das contas de 2009”, explicou o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo.
Galindo ressalta ainda que, problemas como o não cumprimento da aplicação do percentual constitucional na educação, a contratação de pessoal sem concurso público e, principalmente, o gasto além do arrecadado foram falhas apontadas pelo TCM desde o primeiro ano de mandato de João Henrique. “Ele teve muito tempo para corrigir os problemas, mas simplesmente ignorou os avisos do Tribunal. Agora, terá que enfrentar as consequências desta decisão”, acrescentou.
A Comissão Política defendeu ainda que a sociedade acompanhe toda a tramitação do parecer do TCM na Câmara, para evitar manobras do Executivo para impedir a votação do parecer, como aconteceu no ano passado, com as contas de 2009.
De Salvador,
Eliane Costa