Bloco Maria Vem com as Outras leva luta das mulheres para avenida

Irreverência e luta foram as marcas deixadas pelo bloco “Maria Vem Com as Outras” durante a passagem pela Av. Domingos Olímpio na noite da última terça (21). Criado em 2011 e organizado pela União Brasileira de Mulheres (UBM/CE), o bloco aproveita o período de Carnaval para reafirmar, de forma bem humorada, bandeiras feministas, entre elas a efetivação da Lei Maria da Penha, a conclusão do Hospital da Mulher, a instalação do Conselho Municipal da Mulher e a criação de mais delegacias da mulher.

Segundo Nagyla Drumond, socióloga e chefe de gabinete da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), o bloco “Maria Vem Com as Outras” traz para a avenida a problemática das relações desiguais entre mulheres e homens, e faz uma justa crítica à mercantilização do corpo da mulher, em especial durante o período do Carnaval. “O melhor é perceber a agitação que causa no público presente, que aplaude e apoia a passagem do bloco”.

Em 2012 chamou a atenção o número de homens que participaram do desfile do bloco. Para o diretor da UNE, Ivo Braga, um dos mais empolgados na avenida, “ contribuir com a luta feminista é uma tarefa de todos que acreditam num mundo de igualdade e solidariedade. Fiquei no Carnaval de Fortaleza e fiz questão de participar”.

O senador Inácio Arruda também fez questão de conferir de perto a saída do bloco. “Essa é uma iniciativa importantíssima para o avanço da luta emancipacionista da mulher, para lutar por mais conquistas”.

Coordenadora da UBM no Ceará, Francileuda Soares comemora a saída do bloco na Av. Domingos Olímpio pela segunda vez consecutiva . “Este ano trouxemos mais gente, isso significa que estamos no rumo certo, mostramos que animação combina com reivindicação e que isso pode ser feito também de forma irreverente e com alegria”.

A música tema do bloco foi uma paródia de "Acorda, Maria Bonita", de Antonio dos Santos, gravada em 1932. A compositora é Ivete Barros, histórica autora de temas das agremiações do Carnaval de Fortaleza e ganhadora do I Festival de Marchinhas Lauro Maia, em 2009.


De Fortaleza,
Andrea Oliveira (Secretária de Comunicação PCdoB/Fortaleza)