Grupo pacifista protesta contra política militarista dos EUA
O movimento pacifista Veterans Against the War (VAW, veteranos contra a guerra, por sua sigla em inglês) convocou para esta segunda-feira (20) uma marcha de protesto em Washington contra o que definiu como a política vacilante do governo federal estadunidense.
Publicado 20/02/2012 14:32
A fundação civil critica a administração do presidente Barack Obama, por sua decisão de postergar a retirada total das tropas que ainda estão no Afeganistão, onde permanecem cerca de 90 mil soldados.
Estamos cansados de escutar debates a respeito de quantos elementos militares é conveniente deixar no Oriente Médio, se 100 mil ou se 130 mil, afirmou em um comunicado o grupo independente.
Consideramos que uma política exterior verdadeiramente correta deve beneficiar o retorno de todas as unidades e a reunificação de nossos militares com suas famílias nos Estados Unidos, acrescentou a nota.
A mobilização desta segunda-feira (20), que coincide com a jornada comemorativa pelo Dia do Presidente, partirá desde o monumento a George Washington e planeja chegar até as portas da Casa Branca, disse a organização VAW.
O secretário de Defesa, Leon E. Panetta confirmou no início de fevereiro que os Estados Unidos começarão a retirar as tropas do Afeganistão em missão de combate em meados de 2013.
Sua declaração poderia ser entendida como o final de uma invasão iniciada há uma década pelo Pentágono e que tem custado milhares de mortos civis.
A revelação difundida pelo representante do governo pretende igualmente cooperar com a campanha de reeleição de Obama, que prometeu desde 2008 pôr um ponto final a todas as guerras lançadas durante a administração de George W. Bush.
Washington mantém ao redor de 90 mil soldados no Afeganistão, 22 mil deles têm regresso programado para este outono, mas até o momento não tinha data oficial de retorno para os outros 68 mil elementos.
Aos Estados Unidos e seus aliados na Otan a intervenção no Afeganistão lhes custa uns seis bilhões de dólares anuais.
Fonte: Prensa Latina