Sem categoria

Equador: Cantora cubana Sara González recebeu homenagem cultural 

A falecida cantora cubana Sara González recebeu uma noite de recordação dos artistas da ilha e do Equador que interpretaram aqui sua música, poucos dias após seu falecimento em Havana.

O Coletivo de Arte Cienfuegos-Equador organizou a homenagem póstuma em sua sede, em Quito, para reverenciar a fundadora do Movimento da Nova Trova em Cuba e figura chave da canção revolucionária.

Pilar Bustos, diretora deste grupo artístico, agradeceu a presença nesta reunião de amigos, do embaixador cubano Jorge Rodríguez e outros diplomatas, e assinalou que Sara é uma amiga do peito que "sempre será um punho da Revolução cubana com sua arte".

A fotógrafa Nela Meriguet mostrou satisfação por uma mostra fotográfica sua nesta galeria coincidir com a evocação à uma mulher que lhe deixa uma grande lição carregada de humildade em um encontro fortuito em Havana.

Meriguet relatou que ao expressar à Sara sua admiração em um hospital e depois se queixar de não ter podido ir a um concerto seu, esta lhe respondeu: "tu não perdeste nada na vida".
A equatoriana Lourdes Mendoza, convidada para a ocasião com seu acompanhante na guitarra, surpreendeu ao interpretar peças da cantora, cuja morte lamentou, ainda que tenha dito que fica sua obra a ser ainda mais difundida neste país latino-americano.

Os músicos cubanos José Cubela e Alcides Medina recordaram as peças antológicas interpretadas durante anos pela cantora e que permanecem resguardadas como patrimônio cultural na memória coletiva da ilha das Antilhas.

Nesta homenagem recordou-se que foi Sara González um das testemunhas presenciais da fundação deste Coletivo de Arte Cienfuegos, na província cubana do mesmo nome, bem como sua entranhável amizade com a diretora deste grupo.

Fonte: Prensa Latina