É hora de China e EUA lançarem nova relação, diz vice chinês
O vice-presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta quinta (16) que o momento é positivo para um novo ponto de partida histórico nas relações entre os Estados Unidos e a China. Xi, que está na lista dos prováveis sucessores do atual presidente chinês, Hu Jintao, disse que a China dá boas-vindas ao papel construtivo dos EUA na área da Ásia-Pacífico.
Publicado 16/02/2012 09:47
Xi disse, no entanto, que os norte-americanos devem respeitar os interesses da China na região. O vice-presidente disse ainda que os norte-americanos devem se opor ativamente à independência de Taiwan, considerada pelo governo chinês como uma província rebelde.
No comércio com o Brasil, a China superou os EUA na parceria comercial. Em 2006, o comércio bilateral alcançava 16 bilhões de dólares. Já em 2011 atingiu 77,1 bilhões de dólares.
No começo desta semana, o vice-primeiro-ministro da China, Wang Qishan, esteve no Brasil para participar da segunda reunião da Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação) – grupo responsável por discutir as relações com a China.
Fonte: Agência Brasil