Universitários cearenses conquistam título mundial na Bélgica

Os cearenses Helilton Morais Rego Lima Filho e Fernando Emerson Viana Sousa, alunos do curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará sagraram-se campeões mundiais do 6th Virtual Steelmaking Challenge, promovido anualmente pela World Steel Association. Esta é a primeira vez que brasileiros conquistam a disputa, anteriormente dominada por equipes chinesas.

“Foi muito gratificante participar e ganhar este torneio. Com a conquista, tivemos mais visibilidade e pretendemos aproveitar este momento para conseguir mais investimentos para a Universidade”, ressalta Helilton. Segundo o universitário, os maiores líderes mundiais da indústria do aço prestigiaram o desafio. “Esta visibilidade será importante pois provamos que aqui no Ceará temos condições de superar as dificuldades através de muito estudo e incentivo”.

Helilton destaca a importância da UFC para a conquista. “Tudo começou dentro da Universidade. Tivemos o incentivo do professor Alex Maia, formamos grupo de estudo com outros colegas do curso e nosso esforço foi coroado. Mesmo sem a prática, estávamos motivados e tivemos que nos superar através da dedicação ao estudo da teoria e todo nosso esforço foi recompensado”.

No último ano do curso, Helilton quer aproveitar a visibilidade que teve com a conquista e retribuir o apoio que recebeu da academia. “Nossa intenção é aproveitar este momento e conseguir mais recursos para criarmos uma mini siderúrgica na UFC. Assim, além de incentivarmos mais alunos à pesquisa, iremos reverter uma dificuldade que enfrentamos de não aliar a teoria à prática. Queremos provar que no Ceará tem gente capacitada para atuar no setor”, ratifica.

Mais sobre o 6th Virtual Steelmaking Challenge

O desafio é dividido em duas etapas e consiste em simular a produção de aço, atendendo às especificações do torneio, ao menor custo total. Na primeira etapa, 650 equipes de 25 países foram divididas em cinco regiões: América do Norte, América Latina, Europa, Leste Asiático e Oceania, Oriente Médio-Índia-África. Esta foi a sexta edição do campeonato.

Após terem se classificado em primeiro lugar na América Latina e conquistado uma das cinco vagas na final disputada no dia 8 de fevereiro, na Bélgica, contra as vencedoras das outras quatro regiões, os estudantes da UFC sagraram-se campeões mundiais do torneio.

Todas as edições anteriores foram vencidas por equipes chinesas, e embora o curso de Engenharia Metalúrgica da UFC tenha apenas seis anos de existência, a equipe cearense conseguiu a vitória sobre os pentacampeões.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do Portal da UFC)