Sem categoria

Em Porto Alegre, Aldo conhece centro de treinamento esportivo

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), visitou nesta terça-feira (14) o Centro Estadual de Treinamento Esportivo, em Porto Alegre, que receberá, entre 16 e 27 de outubro, o 20º Campeonato Mundial de Atletismo Máster.

O local conta com pista de atletismo, ginásio de lutas, de ginástica e quadras poliesportivas. “É um espaço público, que atende à comunidade, mas que também oferece treinamento de alto rendimento para os atletas de todo o estado”, explicou Kalil Sehbe, secretário de Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul.

Para o ministro, uma base importante é a atuação dos clubes na formação dos atletas. “Isso por causa da tradição, familiaridade e cultura de preparação de atletas de alto rendimento”, ressaltou. A área foi reformada por meio de um convênio entre o Ministério do Esporte, com um aporte de R$ 7,5 milhões, e uma contrapartida do estado de R$ 5 milhões.

“O local também deverá receber seleções e colaborar na preparação de atletas para os Jogos Olímpicos de 2016”, afirmou Sehbe. Outro projeto desenvolvido no local é a colônia de férias oferecida pelo governo estadual para 2 mil crianças que moram em área de risco social. O espaço ainda é utilizado diariamente por 3 mil pessoas da comunidade.

Outro compromisso do ministro em Porto Alegre ligado ao alto rendimento foi o encontro com representantes da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), que conta com 40 mil associados e 5 mil crianças em treinamento. Estiveram presentes no encontro os judocas João Derly, bicampeão mundial, e Mayra Aguiar, bolsista do Ministério do Esporte. A atleta, que renovou contrato com a Sogipa até 2016, conquistou o ouro no Grande Aberto de Paris, disputado no início deste mês.

Beira-Rio

Ainda em Porto Alegre, Aldo Rebelo, acompanhou as obras do estádio Beira-Rio. A atividade faz parte de uma série de visitas que o ministro tem feito em cidades cidades-sede da Copa de 2014. Aldo afirmou que a obra está dentro de um cronograma viável e que o contrato entre a construtora e o Internacional depende de últimos detalhes para ser assinado. O estádio deverá receber cinco partidas do Mundial.

“O Beira-Rio é o plano A e o plano B. Sei que a arena que está sendo construída pelo Grêmio tem todas as qualidades para ser sede, mas a decisão dos organizadores foi pela escolha do estádio do Inter”, reforçou.

Fonte: Ascom – Ministério do Resporte