Sem categoria

Obama recebe Xi e diz que EUA saúdam “ascensão pacífica” da China

O presidente Barack Obama disse nesta terça-feira, 14, que os Estados Unidos “saúdam a ascensão pacífica da China” em seu primeiro encontro no Salão Oval com o vice-presidente chinês, Xi Jinping, que é cotado para ser o próximo presidente da segunda maior economia do mundo.

Obama, com Xi à sua direita, disse que o encontro foi uma “grande oportunidade” para os Estados Unidos e a China construírem seu relacionamento, embora tenha alertado que o país asiático precisa jogar pelas mesmas regras econômicas que o resto do mundo.

A China é uma potência econômica em ascensão e a administração do presidente Obama tentou saudar a capacidade econômica da China enquanto também pressionava, cautelosamente, o gigante asiático a aderir aos padrões internacionais de negócios e dos direitos humanos.

Este foi o primeiro encontro entre os líderes, que mais pareceu uma sessão de apresentação de credenciais. Xi deve se tornar o próximo presidente da China na mudança da liderança do Partido Comunista, que ocorre a cada dez anos, no fim do ano. Os dois líderes apertaram as mãos duas vezes e Xi sorriu várias vezes.

Xi disse que buscava um contato mais próximo com o presidente Obama e que esperava que esta sua visita venha a “aprofundar” a amizade e o entendimento mútuo entre os dois países. Ele disse que o principal ponto de sua viagem era avançar no relacionamento EUA-China.

Os dois líderes concentraram suas declarações em áreas de comum acordo, mas o presidente americano observou que “a expansão do poder e da prosperidade também traz mais responsabilidades”.

“Queremos trabalhar com a China para assegurar que todos estão trabalhando com as mesmas regras, no que se trata do sistema econômico mundial, e que isso inclui assegurar que existe um fluxo comercial equilibrado… Também significa que em questões críticas, como os direitos humanos, continuaremos a destacar que acreditamos que é importante reconhecer as aspirações e os direitos de todos os povos”, disse Obama.

Além de uma visita a Casa Branca, Xi vai passar por Iowa e a Califórnia, onde o presidente Obama, segundo o vice-presidente Joe Biden, deve levar Xi para ver assistir a uma partida dos Lakers, da NBA. Xi sorriu quando o tradutor mencionou o jogo de basquete.

A agenda de Xi prevê para esta tarde uma mesa redonda na Câmara de Comércio dos EUA com líderes empresariais, incluindo o executivo-chefe do Goldman Sachs Lloyd Blankfein, o executivo-chefe da Walt Disney Executive Robert Iger, assim como executivos da Ford Motor, International Business Machines (IBM), Lenovo e da chinesa CNOOC, segundo uma lista obtida pela Dow Jones.

Fonte: Dow Jones Newswires