Rússia vai estudar proposta de enviar tropas da ONU à Síria
O governo russo informou que estudará a proposta feita pela Liga Árabe de empregar uma força conjunta das Nações Unidas (ONU) e dos países da região para conservar a paz na Síria, mas disse que é necessário um cessar fogo antes de acatar à opção.
Publicado 13/02/2012 10:18
“Estudamos essa iniciativa e esperamos que nossos amigos nos países árabes clarifiquem alguns pontos”, disse em uma coletiva de imprensa o ministro russo de Relações Exteriores, Serguei Lavrov.
Da mesma forma, deixou claro que para empregar uma força de paz, é necessária a autorização do governo sírio e “algo que se pareça com um cessar fogo”.
China e Venezuela vetaram no Conselho de Segurança da ONU, pela segunda vez, uma resolução que exigia “uma mudança de regime e levar a oposição ao poder”.
Moscou insistiu em eliminar ambiguidades no texto apresentado por considerar que inclui uma ameaça implícita contra a Síria.
Por sua vez, a Liga Árabe anunciou que dará apoio político e material para a oposição síria e pedirá ao Conselho de Segurança a formação de uma força conjunta entre os países árabes e a ONU para colocar fim na violência na Síria.
Fonte: Telesur
Tradução: da Redação do Vermelho